one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As represas de Jaguari-Jacareí, na região de Bragança Paulista, atingiram hoje (03/06), 0% da capacidade de seu volume útil

Imagem:

Compartilhar:

Diretor de Itaipu diz que preservação do ambiente evitaria a crise da água

Criado em 27/11/14 20h14
Por Mariana Tokarnia Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A crise da água no estado de São Paulo evidencia necessidade de preservação do meio ambiente para que a produção de itens primários seja sustentável no Brasil, conforme defendeu hoje (27) o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek. "Se fizéssemos a reutilização das águas da chuva e preservássemos a mata ciliar, onde tem córregos e nascentes, a crise de São Paulo seria menos da metade do que está sendo", salientou.

"Não precisamos de catástrofes para saber que a água, o solo e o ar têm de ser bem cuidados para que consigamos construir um mundo melhor", acrescentou Samek, durante o 2º Fórum de Agricultura da América do Sul, em Foz do Iguaçu (PR).

Dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), indicam que a agricultura é reponsável por 70% do consumo da água doce. Os números revelam, ainda, que 22% são usados na indústria e apenas 8% destinados ao consumo doméstico. Também considera a importância do agronegócio, que garantiu, em 2013, superávit de US$ 2 bilhões na balança comercial brasileira. No mesmo período, o setor registrou superávit de US$ 83 bilhões.

Samek ressaltou que não se trata de deixar de explorar o país, mas de como isso é feito. Segundo ele, o novo Código Florestal (Lei 12.651/2012) é uma vitória. "Foi uma grande arrancada, a parte principal dos problemas a serem resolvidos, principalmente daqueles a serem evitados", assinalou. "Sempre trabalhamos com a hipótese de que a água seria infinita e que poderíamos gastar à vontade".

Com o tema Inovação e Sustentabilidade no Campo, o evento discute o agronegócio mundial a partir da realidade sul-americana. O fórum ocorre até amanhã (28).

Também se discutiu a necessidade de regulamentação do comércio, contemplando países em desenvolvimento. "Desde que o comércio passou a ser regulado, o que foi conquistado por legislação tem por base interesses de países desenvolvidos. Eles pleiteraram e conseguiram", disse Jorge Fontoura Nogueira, árbitro do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul.

Segundo ele, as questões reguladas, como subsídios de patentes, barreiras sanitárias e fitossanitárias, integram a agenda de países desenvolvidos. "Os países em desenvolvimento têm numerosos interesses e muito a fazer", ressaltou 

A América do Sul responde por 28% do mercado internacional de grãos e cereais e 30% do comércio internacional de carnes (suínos, bovinos e aves). Ou seja, um terço do mercado global de grãos e carnes é da região. De acordo com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, em relação ao mercado brasileiro o agronegócio, até outubro deste ano, representa 44% das exportações de 2014.

*A repórter viajou a convite da organização do evento

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário