one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Economista avalia como factível meta de superávit primário para 2015

Criado em 27/11/14 18h24 e atualizado em 27/11/14 18h47
Por Alana Gandra Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Professor de economia internacional da Universidade Federal Fluminense (UFF) e dos MBAs da Fundação Getulio Vargas, o economista André Nassif avaliou como factível a meta  de 1,2% de superávit primário - economia para pagar os juros da dívida pública-, anunciada hoje (27) para 2015 pelo novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. “É factível porque o Brasil está crescendo muito pouco”, salientou.

O anúncio foi recebido por Nassif como “grata e benéfica” surpresa. “Levy está apresentando algo que é exequível e faz isso de forma transparente. O mercado sabe que ele é um gestor sério  e competente. Ou seja, o que está propondo vai apresentar resultado. Ao mesmo tempo, isto significa uma meta fiscal que pode ser alcançada e não comprometerá seriamente o crescimento brasileiro, que já está realmente baixo”. O professor estimou que o crescimento do Brasil este ano ficará próximo de zero.

Pessoalmente, Nassif preferia que Nelson Barbosa assumisse o Ministério da Fazenda, onde foi secretário executivo.“Barbosa é um desenvolvimentista moderado”. Avaliou que Levy na Fazenda objetiva dar um sinal mais conservador ao mercado.

O economista ponderou que as estabilidades fiscal e inflacionária são condições necessárias, mas não suficientes para garantir a retomada do crescimento sustentável. Reconheceu que uma política fiscal conservadora é importante para resgatar a confiança, trajetória de queda da dívida e garantir espaço para o Banco Central reduzir os juros.

“Mas se for exageradamente conservadora, o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Ou seja, pode trazer estabilidade, mas não necessariamente o crescimento”, acrescentou André Nassif.

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário