one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Empreendedorismo

Imagem:

Compartilhar:

Feira do Empreendedor deve reunir 30 mil micro e pequenos empresários no Rio

Criado em 25/11/14 18h43
Por Alana Gandra Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Cerca de 30 mil potenciais empreendedores e micro e pequenos empresários participarão da Feira do Empreendedor, que ocorre entre os dias 27 e 30 deste mês, no Pavilhão 4 do Riocentro. O evento é promovido pelo Serviço  de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ) e objetiva a geração de negócios. “A gente vai  apresentar oportunidades de negócios  para potenciais empreendedores, micro e pequenas empresas,  tudo isso por meio de palestras, oficinas,  divulgação de inovações, lojas-conceito e consultorias”, disse à Agência Brasil o diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae-RJ, Armando Clemente.

Estão programadas  350 palestras e oficinas em várias áreas de atuação. Clemente informou que, até o momento, a feira tem 11.127 inscrições efetuadas para as palestras, das quais 200 já estão com a capacidade esgotada. A feira reúne todos os projetos desenvolvidos pelo Sebrae, mas traz  novidades, este ano. Entre elas, o diretor destacou a Sessão de Negócios, onde qualquer empreendedor vai poder sentar em uma mesa com mais 20 empresários para apresentar sua empresa, visando à formação de associações e expansão do negócio.

No Ambiente Inovação,  inventores poderão mostrar suas criações ao público. O espaço tem parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, abordando  a questão da transferência de propriedade intelectual. A feira trará também, pela primeira vez, o Espaço Comércio Eletrônico,  no qual  empresas  já consolidadas nesse mercado, como Facebook e UOL, apresentarão aos empreendedores as facilidades de trabalhar com essa nova ferramenta de negócios, que é o chamado e-commerce.

Em parceria com o governo fluminense, o Sebrae-RJ volta a trazer à feira um projeto relativo às comunidades pacificadas. “A gente vai ter quatro setores trabalhados, que são comida na favela, turismo na favela, beleza na favela e comércio na favela”. Será dada ênfase às oportunidades de  negócios sociais, informou Clemente.  Isso significa que dentro de cada um desses temas serão abordadas as oportunidades que podem ser  trabalhadas. O projeto abrange sete comunidades pacificadas do Rio de Janeiro, mas a tendência  é expandir o número.

“A gente vai ter uma maratona de oportunidades sociais, ou seja, reunir um grupo de ideias de negócios sociais e de empreendedores sociais que já operam negócios. Cada grupo vai ter acesso a uma programação específica, com capacitação e atendimento personalizado e espaço de trabalho coletivo. Isso vai ser uma espécie de game [jogo], onde os 20 finalistas participam de uma banca de avaliação no final do evento”, expôs o diretor.

No espaço Sebrae no Pódio, serão lançados três guias de sustentabilidade produzidos para a área de suprimentos do Comitê Rio 2016. Os guias são voltados à sustentabilidade para materiais e serviços de impressão, para produtos têxteis e para gerenciamento de resíduos sólidos. O objetivo é levar os micro e pequenos empresários a se capacitarem para oferecer produtos e serviços para as Olimpíadas de 2016.

Clemente destacou que, no tocante ao gerenciamento de resíduos sólidos, em especial, a sustentabilidade é um grande requisito para as pequenas empresas. O Sebrae, acentuou, vai trabalhar nos três erres: “Como reduzir, como reutilizar e como reciclar”. Coleta seletiva, eficiência energética e eficiência hídrica são temas incluídos nesse processo.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário