one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Contas do Tesouro Nacional têm o pior resultado da história em 2014

Imagem:

Compartilhar:

PIB anunciado nesta sexta-feira foi o último a usar base de cálculo antiga

Criado em 28/11/14 13h52
Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

O ano de referência usado para calcular a variação do Produto Interno Bruto (PIB) será alterado e novas fontes de dados serão consideradas já na medição do indicador do quatro trimestre deste ano. A informação foi divulgada hoje (28) pelo coordenador de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto.

Portanto, o PIB anunciado nesta sexta-feira foi o último a usar como base o ano 2000. As próximas divulgações já passarão a se basear em 2010. Segundo Olinto, as taxas de crescimento anuais do PIB serão todas revistas de acordo com a nova base. A divulgação dos valores atualizados será feita, provavelmente, em março de 2015. Posteriormente, ainda em março, será divulgado o PIB do quarto trimestre deste ano.

Leia também:

Economia retoma crescimento com alta do PIB, diz Ministério da Fazenda

Olinto diz que, apesar da mudança da base de referência, não haverá mudança na metodologia de cálculo do PIB, que é um indicador que busca retratar a economia nacional e calcular a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. “O que houve foi a introdução de novas fontes de dados e recomendações internacionais, que estão sendo incorporadas em vários países do mundo”, disse Olinto.

Editora: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário