one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Cenário de 2015 ainda é indefido para o setor de distribuição de combustíveis

Criado em 25/12/14 11h37 e atualizado em 25/12/14 12h30
Por Alana Gandra Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Gasolina

A venda de combustível totalizou 105 bilhões de litros em todo o país ao longo de 2014Imagem de arquivo/Agência Brasil

O balanço sobre o crescimento de vendas das distribuidoras de combustíveis foi positivo em 2014. Entretanto, o presidente do Sindicato  Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), Alisio Vaz, informou que as indefinições na economia tornam o cenário nacional para 2015 uma incógnita para o setor.

As vendas das empresas associadas ao Sindicom totalizaram 105 bilhões de litros comercializados este ano, representando expansão de 6,1% em relação a 2013. “O mercado como um todo cresceu aproximadamente 5%”, salientou Vaz.

Confira as últimas notícias do Portal EBC

Segundo ele, relativamente ao volume de vendas, 2014 foi um ano surpreendente, apesar da baixa atividade econômica nacional. A gasolina foi o produto que mais se destacou, com expansão de 7,7% nas vendas. No período, as empresas filiadas ao Sindicom comercializaram 33 bilhões de litros de gasolina,  “mostrando o efeito do crescimento da frota de automóveis (em torno de 3%) e da manutenção  do poder de compra das famílias”.

Em relação ao etanol hidratado, Vaz informou que, graças a atuação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os problemas resultantes da sub-notificação do volume de vendas por algumas empresas já foi resolvido.

De acordo com o sindicato, o desempenho do etanol hidratado em 2014 foi impulsionado pela desoneração, em 2013, do Programa de Integração Social (PIS)  e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Confins), tornando a concorrência equilibrada. Com isso, as vendas subiram 11,1%, somando 7,9 bilhões de litros. Alisio Vaz disse, porém, que, se forem computados os números efetivos de produção, o crescimento fica entre 2% e 2,5%.

”Em consequência, o combustível que se destacou foi a gasolina”, reiterou. Segundo ele, há predominância da gasolina sobre o etanol. “É mais econômico para o consumidor em praticamente  todos os estados”.  Ressaltou que só vale a pena consumir etanol se a paridade de preços estiver abaixo de 70%, o que foi identificado em São Paulo, Mato Grosso, Goiás e no Paraná.

Para o presidente do sindicato, caso seja alcançada eficiência na produção de etanol de segunda geração, redução do preço e o retorno da cobrança da  Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) no preço da gasolina,  provavelmente a relação de preço entre os dois combustíveis pode se tornar mais favorável ao etanol, levando o consumidor a optar pelo  combustível.

Sobre o cenário para 2015, sustentou a dificuldade de previsões, uma vez que “os próprios economistas têm dúvidas a respeito do comportamento  da economia”. Avaliou, no entanto, que, diante da ampliação da frota de automóveis, “o consumo de gasolina tende a algum crescimento". Admitiu que a perspectiva de aumento de preços relativos pode afetar a demanda de combustíveis no país.

Segundo Vaz, a maior incógnita para o próximo ano é o diesel, que tem correlação forte com a expansão econômica. Acrescentou que, dependendo do comportamento da economia, “o consumo do diesel deve crescer”. De acordo com o Sindicom, em 2014 a procura pelo produto subiu 2,9% nas distribuidoras associadas, cujas vendas atingiram 49,3 bilhões de litros. 

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário