one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cartão BNDES

Imagem:

Compartilhar:

CMN adia a definição sobre juros de financiamentos do BNDES

Criado em 18/12/14 19h22 e atualizado em 18/12/14 19h30
Por Wellton Máximo Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Conselho Monetário Nacional (CMN) adiou a decisão sobre a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), usada nos financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Atualmente, a taxa está em 5% ao ano, no menor nível da história.

Confira no Portal EBC: Brasil criou 8.381 mil empregos formais em novembro

Segundo o Ministério da Fazenda, a TJLP será definida antes do fim de dezembro, com a decisão sobre a continuidade do Programa de Sustentação do Investimento (PSI). Para isso, o CMN terá de fazer uma reunião extraordinária nas próximas semanas para decidir a taxa que vigorará entre janeiro e março de 2015.

Originalmente, a TJLP estava prevista para ser decidida hoje (18), na reunião mensal do Conselho Monetário. A cada três meses, o CMN fixa o nível da taxa para o trimestre seguinte. O conselho é composto pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Miriam Belchior, e pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

De junho de 2009 a maio de 2012, a TJLP permaneceu em 6% ao ano. A taxa foi reduzida para 5,5%, em junho de 2012, e para 5%, em dezembro do mesmo ano, como medida de estímulo à economia. A TJLP mais alta reduz os gastos do Tesouro Nacional para cobrir diferenças entre financiamentos com juros subsidiados do BNDES e as taxas de mercado.

A manutenção da taxa, ao contrário, aumenta a pressão sobre o Tesouro em meio ao atual ciclo de aumento da taxa Selic, juros básicos da economia, hoje em 11,75% ao ano.

Criada em 1994, a TJLP é definida como o custo básico dos financiamentos concedidos ao setor produtivo pelo BNDES. De acordo com o Ministério da Fazenda, o valor da taxa leva em conta dois fatores: meta de inflação, atualmente em 4,5%, mais o risco Brasil, indicador que mede a diferença entre os juros dos títulos brasileiros no exterior e os papéis do Tesouro norte-americano, considerados o investimento mais seguro do mundo.

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário