one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Movimentação no Comércio da Saara no Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Consumidores vão às compras no maior centro comercial popular do Rio

Criado em 22/12/14 15h28
Por Agência Brasil Edição:Denise Griesinger

Movimentação no Comércio da Saara no Rio de Janeiro
Movimentação no Comércio da Saara no Rio de Janeiro (Fernando Frazão/ Agência Brasil)

O maior centro de comércio popular do Rio, a Saara (Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega) está funcionando a todo vapor desde às 9h da manhã. O horário de encerramento das atividades vai variar conforme o movimento, podendo chegar às 20h durante os próximos dias. Na região, que conta com mais de 600 lojas, é possível encontrar uma grande variedade de produtos, como artigos esportivos, de festa, brinquedos, calçados, entre outros. A poucos dias do Natal, a expectativa dos comerciantes é que nem o calor forte que faz na cidade vai afastar os consumidores.

Leia também no Portal EBC: 

Incêndio atinge shopping popular no centro de São Paulo

Comércio da 25 de março fica lotado no último fim de semana antes do Natal

O comerciante e locutor de uma loja de calçados da região, Sérgio Moraes, 43 anos, espera aumento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. “O movimento aqui é grande e esperamos um resultado que vai superar as vendas de 2013. Estamos com nossos estoques cheios e nos motiva quando os clientes saem daqui felizes, sendo sempre bem atendidos por todos os vendedores. Os consumidores compram presentes para toda a família e também para o amigo oculto”, disse.

Em uma cidade conhecida por suas belezas naturais, o comércio do Rio também lucra com o movimento dos turistas nesta época do ano. Segundo a vendedora de uma loja de souvenirs do Saara, Joseane Nogueira, 27 anos, não houve uma queda brusca da clientela. “Esse ano o movimento está bom, até ficamos surpresos. A loja vende além de produtos chineses, muitos souvenirs e lembranças do Rio para aqueles que visitam a cidade. A procura é bastante grande e estamos contentes”, disse.

Dois dos setores que também apresentam boas vendas são brinquedos e enfeites de Natal. De acordo com a comerciante Aline Campos, de 32 anos as crianças continuam sendo consumidores importantes. “Hoje os meninos e meninas pedem muito por aparelhos de tecnologia como celulares, tablets e video-game, mas os brinquedos continuam em alta. Aqui, por exemplo, vendemos muito aqueles que são baseados em filmes e desenhos animados”, afirmou.

Já o vendedor Francisco José Abreu, de 40 anos, comemora as vendas da loja de artigos variados. “Nesta época do ano, as vendas sobem 20%, 30% e ficamos muito felizes. A verdade é que praticamente em cada lar temos a tradição de montar nossas árvores e enfeitá-las com nossa família. Isso faz parte do espírito natalino, e nós comerciantes comemoramos também”, concluiu.

Entretanto, também houve queda de vendas para algumas lojas do Saara. Segundo o gerente de uma loja de material para fabricação de bijouterias, Marcilio Contantinho, de 48 anos, o movimento tem caído bastante. “Temos notado a queda nas vendas dos últimos natais. Não se sabe se é por causa da crise no Brasil ou no mundo, mas a cada ano desde 2010 o moveimento diminui, em torno de 10%, às vezes, até um pouco mais”, declarou.

Os valores dos presentes variam conforme a situação financeira de cada consumidor, que muitas vezes é impulsionado às compras pela segunda parcela do décimo terceiro salário. O auxiliar de serviços gerais, Estevão dos Santos Souza, de 35 anos tem o hábito de fazer suas compras no Saara todo o ano. “Em meio a stuação atual do nosso país, não tenho como comprar presentes caros para meus pais, esposa e filho. Então, é preciso pechinchar, mas pra mim é importante pelo menos dar a eles uma lembrancinha”, brincou.

A dona de casa Margarida Araújo, de 50 anos, prefere faz suas compras no Saara, pela manhã. “Prefiro chegar cedo, quando as lojas estão abrindo. As vezes venho com minhas amigas e compro bastante. Para toda a família – meu marido, meus filhos e netos. Aqui consigo comprar um presentinho para todos, além dos artigos de decoração para as árvores de natal. Minha neta sempre pede para eu comprar algo diferente, novo, e encontro tudo aqui”, afirmou.

Editora: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário