one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Projetada no Rio Teles Pires, divisa entre Mato Grosso e Pará, a usina, licitada no ano passado, terá potência instalada de 700 megawats (MW), com estimativa de operar com 400 MW médios de energia firme

Imagem:

Compartilhar:

Licença da Usina de São Manoel é suspensa novamente pela Justiça

Criado em 24/12/14 16h31
Por Sabrina Craide Edição:Fernando Fraga Fonte:Agência Brasil

A Justiça Federal suspendeu novamente na licença de instalação da Hidrelétrica de São Manoel, no rio Teles Pires, na divisa do Pará com o Mato Grosso. Segundo a ação do Ministério Público Federal (MPF), os responsáveis pelo projeto não cumpriram 52,6% das condicionantes para redução dos impactos da obra que devem ser concluídas antes da liberação da licença pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo o Ministério Público, entre as condicionantes não atendidas algumas são fundamentais para que a obra tenha os impactos compensados, como a apresentação de um programa de monitoramento da fauna de peixes, de alternativas para o sistema de transposição dessas espécies e o estudo dos rios e outros corpos d´água existentes usina rio abaixo. A obra afeta diretamente as terras dos povos indígenas Kayabi, Munduruku, Apiaká e povos em isolamento voluntário, que recusam a aproximação da sociedade não indígena.

O Ministério Público já apresentou sete ações para apontar irregularidades no licenciamento da Usina de São Manoel. Em cinco processos o MPF conquistou decisões liminares favoráveis aos indígenas e ribeirinhos, que foram suspensas no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Editor Fernando Fraga

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário