one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pirâmide financeira

Imagem:

Compartilhar:

Marketing multinível: comissão pode votar relatório que regulamenta atividade

Criado em 09/12/14 10h56
Por Noéli Nobre Fonte:Agência Câmara

A comissão especial que analisa a regulamentação do marketing multinível (PL 6667/13) pode votar nesta terça-feira (9), às 14h30, o relatório elaborado pelo deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA) sobre o assunto. O parlamentar apresentou um substitutivo ao projeto, que tramita em conjunto com outras seis propostas. A votação já foi adiada duas vezes.

O que é o marketing multinível?

O marketing multinível é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem vir da venda dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores. Ou seja, o revendedor que indicar outros revendedores também ganha uma porcentagem em cima dessas vendas.

Com o substitutivo, Lourival Mendes pretende coibir abusos e fraudes e garantir a segurança jurídica, diferenciando o marketing multinível da prática de pirâmide financeira. Para tanto, o texto tipifica esta última como crime contra o sistema financeiro, as ordens econômica e tributária e as relações de consumo.

A principal diferença entre as duas modalidades é que, enquanto no marketing multinível existe um produto que é vendido, na pirâmide apenas se busca o lucro, que depende da entrada de cada vez mais pessoas no negócio.

Leia também:

Saiba a diferença entre marketing multinível e pirâmide financeira

Justiça bloqueia cadastros da BBom por suspeita de pirâmide

O que é pirâmide financeira?

Na pirâmide, para aderir ao modelo, os novos integrantes depositam dinheiro no sistema, tendo por efeito a remuneração dos integrantes mais antigos. Os recém-admitidos aguardam que futuros aderentes façam pagamentos ao sistema, para também serem remunerados. Em geral, não existe um bem ou serviço na concepção do negócio. Quando existe, não desperta interesse de consumo.

Em caso de em crime contra o sistema financeiro nacional, o substitutivo prevê reclusão de três a oito anos para quem se beneficiar de pirâmide financeira. Se o crime for contra as ordens econômica e tributária e as relações de consumo, a pena será reclusão de dois a cinco anos. Em ambos os casos, haverá multa a ser estabelecida em "valor unitário por infração multiplicado pela quantidade de pessoas lesadas”.

A pena atual para quem praticar crimes como esses, prevista em lei de 1951, é detenção de seis meses a dois anos e multa.

No Brasil, é comum o marketing multinível envolvendo a venda direta, baseada no contato pessoal entre vendedor e consumidor, fora de uma loja estabelecida, de produtos como cosméticos e utensílios para cozinha.

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) indicam que, no País, esse mercado conta com mais de 4,5 milhões de pessoas em sua força de vendas, gerando cerca de 8 mil empregos diretos. Em 2013, foram contabilizados 14,6 bilhões de dólares em volume de negócios.

“Nosso fim maior é oferecer ao Brasil uma legislação moderna e eficaz, que assegure às empresas sérias e corretas, assim como aos milhares de empreendedores de marketing multinível, desenvolverem sua atividade com segurança, competência e lucratividade, além de garantir aos consumidores respeito e boas práticas de comercialização”, observa o relator.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário