one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Variação de preços foi três vezes maior que a do ano passado.

Imagem:

Compartilhar:

Preço da ceia de Natal sobe 5,44%, de acordo com pesquisa do Ibre-FGV

Criado em 17/12/14 21h10 e atualizado em 17/12/14 21h09
Por Alana Gandra Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Pesquisa divulgada hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) revela que o consumidor brasileiro pagará 5,44% mais caro, em média, este ano, pela ceia natalina.

Embora não tenha havido aumento real, o economista do Ibre, André Braz, disse à Agência Brasil que alguns produtos venceram a inflação, que até novembro deste ano atingiu 6,81%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da FGV. Entre eles, frutas cristalizadas subiram 16,46% nos últimos 12 meses, avelã aumentou 13,27%, castanha-do-pará ficou 11,82% mais cara, nozes foram reajustadas em 8,99% e uva passa aumentou 8,58%.

Em contrapartida, o preço médio do quilo do bacalhau de diversas marcas subiu nos últimos 12 meses 4,77% - abaixo, portanto, da inflação. No acumulado de dezembro do ano passado até o último mês de novembro, o quilo do bacalhau mostrava deflação de 4,48%. A pesquisa detectou também queda no preço médio do quilo de frango especial em 12 meses, da ordem de 10,06%, e o tender ficou 6,91% mais barato.

“Se o consumidor tiver um pouco de paciência e procurar as melhores ofertas nos principais supermercados, não se precipitar para comprar em um único lugar e dividir com parentes os itens da ceia, acho que dá para driblar esses reajustes sem muito aperto”, sugeriu o economista. “O consumidor ainda pode encontrar um preço camarada, porque nem todos os lugares tiveram aumentos pesados. É uma média”, destacou.

Se considerarmos, porém, a variação média acumulada de dezembro do ano passado até novembro de 2014, os alimentos para a ceia de natal apresentam expansão de 8,38%, puxados pela cebola (43,76%) e pelo abacaxi (30,12%), seguidos da uva (19,79%) e do pernil suíno (18,26%).

A pesquisa mostra, ainda, que os presentes para o Natal subiram 4,08% nos últimos 11 meses. “Esses são itens de alto valor”, lembrou Braz. As maiores variações foram notadas em relógio (9,36%), perfume (7,69%) e eletrodomésticos (6,68%). André Braz explicou que esses produtos têm o preço elevado em função da procura nesta época do ano.

Somando alimentos para a ceia e presentes, a variação apurada chegou a 4,57%, de dezembro de 2013 a novembro deste ano. “Quem está com dinheiro na mão, pode pechinchar e pagar à vista, não vai perder dinheiro. Dá para fazer bom negócio”, destaca ele. Já para quem não se preparou e está pensando  em parcelar, André Braz assegurou que não é uma atitude recomendada, tendo em vista as taxas de juros em alta e os juros embutidos no preço. “Para esses, pode não ser um bom negócio, mesmo que o preço não tenha avançado muito”, ponderou.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário