one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

CNC prevê criação de 35,5 mil postos de trabalho no verão de 2015

Criado em 27/01/15 12h09 e atualizado em 27/01/15 12h32
Por Nielmar de Oliveira Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

O setor de turismo deve criar cerca de 35,5 mil postos de trabalho temporário no verão de 2015, em todo o país. A expectativa consta de estudo divulgado hoje (27) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo a entidade, o número representa aumento de 1,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. A média salarial de admissão no setor avançou 3,6% em relação a 2014 e deve chegar a R$ 1.150 no final do ciclo de contratações, prevê o estudo.

O segmento que mais deve abrir postos de trabalho é o de alimentação fora do lar, que inclui bares e restaurantes e é responsável por mais da metade (53,4%) das vagas criadas, o que equivale a 18,9 mil postos. Em seguida, está o setor de hospedagem (pousadas, hotéis e similares), com 30,7% do total de empregos no turismo, no período, gerando 10,9 mil vagas. A temporada do verão é responsável por 72% da oferta anual de vagas temporárias abertas no turismo brasileiro, informa pesquisa.

Na avaliação do economista da CNC Fabio Bentes, a desvalorização cambial diminuiu a procura por viagens internacionais, o que favoreceu o turismo interno que também sofreu com os efeitos da desaceleração econômica. “O menor crescimento do emprego e da renda nos últimos 12 meses reduziu o ritmo de expansão real do setor de serviços turísticos, como os de alimentação e hospedagem. Ao final de 2014 esses segmentos apuravam um ganho de receita de 1,7%, contra os 2,1% verificados em 2013”, destaca.

O estudo feito pela Divisão Econômica da CNC traça um perfil da mão de obra no setor de turismo segundo a faixa etária e o grau de instrução, lista os profissionais mais demandados e demonstra como está a ocupação no turismo segundo as regiões geográficas.

A pesquisa demonstra, por exemplo, que o turismo tem uma porcentagem maior de trabalhadores com idade entre 18 e 24 anos (17,4%), em comparação com a média do mercado de trabalho (16,2%). De acordo com a CNC, os profissionais do setor têm se qualificado mais rapidamente que a média dos trabalhadores.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário