one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Consumo de energia em 2014 registrou o menor crescimento em cinco anos

Criado em 30/01/15 15h52 e atualizado em 30/01/15 15h57
Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O consumo de energia elétrica, registrado pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) no ano passado, cresceu 2,2% em relação a 2013, contabilizando o menor aumento anual desde a demanda negativa de 1,1%, em 2009, no auge dos efeitos da crise econômica deflagrada em setembro de 2008 com a quebra do banco norte-americano de investimentos Lehman Brothers.

Os dados constam da Resenha Mensal de Energia Elétrica, divulgada hoje (30) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).  A resenha mostra que o consumo de energia elétrica cresceu 3,4% em 2013, ficando praticamente estável em relação aos 3,5% de crescimento em 2012.

O fraco desempenho do setor energético no ano passado teve como principal responsável o setor industrial brasileiro, que ficou bem abaixo das previsões iniciais do setor. Em 2014, o consumo da industria caiu 3,6%, comparado a 2013.

Para a EPE, embora o consumo de energia tenha apresentado taxas de crescimento positivas no primeiro trimestre, a retração da produção industrial “se agravou no segundo semestre, estendendo-se aos demais segmentos e refletindo no consumo de eletricidade industrial como um todo”.

O recuo da indústria foi em parte compensado pelo crescimento da demanda dos setores de comércio e serviço e residencial, o que acabou por garantir a expansão de 2,2% na demanda global ao longo do ano passado.

Em 2014, a demanda do setor de serviço e comércio chegou a crescer 7,3% em relação a 2013, liderando mais uma vez a expansão do consumo de energia. Em alguns períodos do ano, houve influência das altas temperaturas, especialmente no primeiro trimestre, com picos de até 16% no crescimento do consumo, em relação aos mesmos meses de 2013, segundo a EPE.

Outros fatores, de natureza estrutural, também contribuíram para expansão do consumo de energia comercial, como a expansão de shoppings, modernização e crescimento do movimento em aeroportos  e o aumento da rede hoteleira.

Já o consumo residencial cresceu 5,7% em relação a 2013, devido a expansão do número de consumidores residenciais e a intensificação do uso de condicionadores de ar, evidenciado na forte elevação do consumo de energia nos meses de janeiro e fevereiro, sobretudo no Sul e Sudeste do país”, esclarece a resenha da EPE.

 

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário