one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Gás

Imagem:

Compartilhar:

Estiagem leva consumo de gás natural a crescer mais de 25% em um ano

Criado em 07/01/15 13h52
Por Nielmar de Oliveira Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

A estiagem prolongada por que passa o país tem elevado o consumo de gás natural voltado para o fornecimento de energia elétrica pelas usinas termelétricas. Dados divulgados hoje (7), pela  Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), indicam que o consumo de gás natural no país, em novembro, foi 80,3 milhões de metros cúbicos por dia, em média.

Essa demanda significa um aumento de 25,1% em relação a novembro do ano passado, impulsionado pelo setor elétrico, uma vez que a situação hidrológica desfavorável levou a uma necessidade crescente da ativação das usinas termelétricas, que desde o início do ano passado operam praticamente com sua capacidade plena. De janeiro a novembro o consumo de gás natural cresceu 15,3%.

Leia também no Portal EBC:

Ouça dicas para economizar energia elétrica e ajudar o meio ambiente

Os dados da Abegás indicam que, em novembro, o consumo de gás natural cresceu 1,9% em relação a outubro. Dos 80,3 milhões de metros cúbicos diários (m³/dia) consumidos em média, 35,4 milhões foram destinados à geração termelétrica.

Maios centro produtor do país, a Região Sudeste teve em novembro uma demanda média diária de 52,2 milhões de m³/dia. O Nordeste, segundo maior centro consumidor, atingiu uma demanda de 15 milhões de m³/dia; o Sul, Norte e Centro-Oeste consumiram, respectivamente, 7 milhões de m³/dia, 3,6 milhões de m³/dia e 2,5 milhões de m³/dia.

Segundo as informações da Abegás, em novembro o gás natural chegou a mais de 400 municípios, por meio de 27,1 mil quilômetros de redes de distribuição, atendendo pelo menos 2,6 milhões de consumidores em todo o país.

Editor: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário