one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Menor atividade econômica e queda de arrecadação geram déficit no setor público

Criado em 30/01/15 13h16 e atualizado em 30/01/15 13h35
Por Mariana Branco Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O chefe adjunto do Departamento Econômico do Banco Central (BC), Fernando Rocha, disse hoje (30) que a menor atividade econômica e a consequente queda na arrecadação tributária contribuiu para que o setor público consolidado – governos federal, municipais e empresas estatais – fechasse 2014 com déficit de R$ 32,536 bilhões, primeiro resultado negativo desde dezembro de 2001, quando começou a série histórica do BC.

Rocha informou que as desonerações também prejudicaram a arrecadação e influenciaram o resultado. “Em 2013, tivemos variação de 2,5% do PIB [Produto Interno Bruto, soma dos bens e riquezas de um país]. Em 2014, não sabemos ainda, mas o resultado será significativamente inferior. Isto implica menor arrecadação de impostos. Outro fator são as desonerações, que a Receita Federal estima em pouco mais de R$ 100 bilhões. Por fim, o crescimento das despesas em investimentos”, acrescentou.

Para Fernando Rocha, a alta do endividamento do setor público continuará em 2015. Segundo ele, a interrupção da trajetória de crescimento da dívida e retomada da redução ocorrerá por meio da elevação no superávit primário, que é a economia para pagar juros da dívida.

“Os pronunciamentos do Ministério da Fazenda e da equipe econômica revelam que esse redirecionamento de políticas visa a reduzir o crescimento do endividamento e retornar à trajetória de queda. Isto é feito por meio de aumentos graduais da meta de superávit primário, como foi anunciado”, disse Rocha.

Ele lembrou que variáveis como o câmbio, aumento dos juros e a inflação têm impacto sobre o endividamento público, contribuindo para sua elevação.

A meta de superávit primário do setor público é 1,2% do PIB para 2015 e, conforme sinalização do Ministério da Fazenda, deve ser de pelo menos 2% em 2016. Rocha ressaltou que, para 2015, a projeção do BC é que a dívida líquida encerre o ano em 38,2% e a dívida bruta em 65,2% do PIB.

Este mês, segundo ele, a dívida líquida deve chegar a 37,3% e a bruta a 63,6%. As projeções consideram a meta de superávit primário para 2015 e os indicadores mais recentes da pesquisa Focus, feita com instituições financeiras e divulgada semanalmente pelo Banco Central.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário