one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Petrobras: oferta de gás natural ao mercado cresceu 10% em 2014

Criado em 08/01/15 09h23 e atualizado em 08/01/15 09h32
Por Nielmar de Oliveira Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

A oferta de gás natural natural ao mercado consumidor brasileiro cresceu 10% no ano passado, atingindo média diária de 96,1 milhões de metros cúbicos (m³/dia). Com essa marca, a Petrobras bateu seu próprio recorde anual de oferta de gás natural ao mercado brasileiro. Do total ofertado, 43,23 milhões de m³/dia, em média, foram produzidos nos campos nacionais.

Leia mais notícias:

Petrobras rebate suspeição de superfaturamento na rede de gasodutos Gasene

Em 2013, segundo informações da Petrobras, a oferta de gás natural da Petrobras cresceu 10% em relação ao volume médio de 87,3 milhões de m³/dia destinado aos mercados termelétrico e não termelétrico, bem como ao consumo interno da companhia em 2013.

Ainda de acordo com a Petrobras, contribuíram para o aumento da oferta e a melhora da flexibilidade na distribuição, a implantação dos três terminais de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL), com capacidade para regaseificar 41 milhões de m³/dia de gás natural.

Nos terminais de GNL de Pecém, no Ceará, da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro e da Bahia foram regaseificados ao longo do ano uma média de 20,00 milhões de m³/dia. Da Bolívia foram importados, em média, 32,87 milhões de m³/dia.

Da oferta total de gás natural, 41,94 milhões de m³/dia foram entregues ao mercado termelétrico, garantindo o suprimento do Parque Gerador de Energia Elétrica da Petrobras e de usinas de terceiros num período de forte despacho termelétrico ordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Ao mercado não termelétrico foram entregues 38,9 milhões de m³/dia. O consumo interno da Petrobras em suas refinarias e fábricas de fertilizantes foi de 13,33 milhões de m³/dia e o consumo no sistema de transporte de gás natural foi 1,93 milhão de m³/dia.

Editora: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário