one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Armando Monteiro prega urgência nas reformas estruturais

Criado em 02/02/15 15h35 e atualizado em 02/02/15 15h37
Por Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, disse hoje (3) durante reunião com empresários paulistas, na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que o país precisa de reformas estruturais, que não se completaram, e ressaltou que o ímpeto por essas reformas se arrefeceu na última década, em função de um período extraordinariamente benigno, devido às melhorias da economia no mundo.

“Agora, as coisas mudaram no mundo e tivemos um deficit na balança comercial e nas transações correntes muito expressivo. Não há dúvida de que o Brasil, de alguma forma, tem que assumir que temos que retomar uma agenda de reformas, não apenas na perspectiva das grandes reformas, mas [também] no ambiente microeconômico. Temos muito espaço para atuar em uma agenda extensa, para desburocratizar o ambiente empresarial”, comentou.

Monteiro reforçou que Brasil vive um desequilíbrio macroeconômico, motivo pelo qual a segunda gestão da presidenta Dilma Rousseff se iniciou com o anúncio de medidas para tentar buscar o equilíbrio. “Embora esse processo imponha custos e restrições no primeiro momento, sem essas medidas de ajuste o Brasil não vai poder criar as condições para retomar o ciclo de crescimento”, destacou.

Ele defendeu o estreitamento das relações com mercados que possam oferecer maior potencial e possibilidades de negócios, como os Estados Unidos, que devem ser colocados no centro da estratégia de política comercial, “sem desmerecer a importância do Mercosul, que corresponde a uma construção de acordo importante e institucional que fizemos. Há oportunidades que o Brasil tem que aproveitar mais para ampliar os negócios com alguns países do Mercosul”.

Monteiro enfatizou a necessidade de ações na área de inteligência comercial para identificar oportunidades de mercado e mecanismos de financiamento com garantias que podem ser reforçadas para que o Brasil se envolva em uma política exportadora mais agressiva. Segundo ele, “temos que encontrar espaço para algumas políticas que possam garantir a manutenção do nível de atividade, sobretudo de alguns setores que estão mais expostos à concorrência externa”.

O ministro destacou também que é preciso melhorar os ambientes regulatório e tributário, principalmente atuando para diminuir o número de obrigações.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário