one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Bandeira tarifária vai aumentar pela primeira vez

Criado em 03/02/15 16h16 e atualizado em 03/02/15 16h17
Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Cobradas a partir do dia 1º de janeiro com o intuito de repassar de forma mais rápida às contas de luz o aumento de custos para geração de energia elétrica, a bandeira tarifária terá seu primeiro aumento. O preço previsto para as bandeiras amarela e vermelha poderão superar os atuais R$ 1,50 e R$ 3,00 cobrados por cada 100 quilowatt-hora (kWh). Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Romeu Rufino, a revisão deve acontecer “antes o carnaval”.

“Uma audiência pública deverá discutir a revisão das bandeiras tarifárias. Isso não significa  aumento. A bandeira é ajuste de sinal de preço no momento em que o custo ocorre”, disse Rufino. Ele, no entanto, admitiu que, considerando o cenário atual, a tendência é um reajuste para cima, uma vez que, com a baixa nos reservatórios das hidrelétricas, há um grande número de usinas térmicas acionadas - o que aumenta o custo da geração de energia.

Por meio da bandeira tarifária, que adota as cores verde, amarela e vermelha, o consumidor pode saber, a cada mês, se está pagando ou não mais caro pela energia que está usando. Na bandeira verde, não há cobrança. A tarifa não é aplicada para os consumidores do Amazonas, Amapá e de Roraima.

Rufino disse não saber qual será o reajuste aplicado. “O que seria tratado no processo tarifário normal será deslocado para a bandeira tarifária, que dará sinal de preço da variação do custo da energia, que é basicamente a exposição da distribuidora ao mercado de curto prazo. É apenas uma questão de alocação do custo”, explicou o diretor.

Segundo ele, o modelo tem a intenção também de conscientizar o consumidor sobre a necessidade de um uso adequado da energia elétrica. Além disso, acrescentou ele, a bandeira ajudará na prática do “realismo tarifário que sempre foi praticado [apesar do aporte feito pelo Tesouro no ano passado]”. O diretor da agência informou que serão feitas campanhas, explicando como funcionam os fatores que compõem a tarifa de energia no país.

Editor Beto Coura
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário