one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ministro defende regulação socioeconômica das comunicações no Brasil

Criado em 10/02/15 13h22 e atualizado em 07/07/16 14h52
Por Helena Martins Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

 O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, no lançamento das plataformas sobre a nova lei de dados pessoais e o decreto para regulamentação do Marco Civil da Internet (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, defendeu hoje (10), a “regulação socioeconômica” das comunicações no Brasil e a atualização do marco regulatório do setor (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, defendeu hoje (10), a “regulação socioeconômica” das comunicações no Brasil e a atualização do marco regulatório do setor. Durante a abertura do Seminário Políticas de (Tele)comunicações, feito pela Converge Comunicações, em Brasília, afirmou que a regulação é importante “para que o setor possa ser cada vez mais um instrumento de democratização”.

O ministro pontuou que “nós precisamos sempre pensar no setor para fazer com que seja sempre o cumprimento dos anseios dos constituintes”. Embora já possuam mais de 25 anos, capítulos da Constituição Federal que tratam das comunicações seguem sem ser regulamentados, como o que proíbe a formação de oligopólios e monopólios.

Berzoini também destacou que o marco regulatório da radiodifusão precisa ser modernizado, já que a principal lei que organiza o setor, o Código Brasileiro de Telecomunicações, é de 1962. Justificando a proposta, citou mudanças recentes como a implantação da TV digital e a ampliação da TV paga, acrescentando que a atualização deve possibilitar inovação tecnológica e transparência.

Questionado sobre como se dará esta mudança, o ministro assegurou que o debate referente a atualização do marco regulatório será feita de forma democrática. Para tanto, disse ser necessário superar “maniqueísmos” e ter em vista que “não se discute liberdade de expressão, porque é uma cláusula pétrea - aquilo que é mais precioso para exercer uma democracia real”.

Em meio a um público empresarial composto, entre outros, por presidentes de operadoras de telecomunicações, a relevância deste setor foi ressaltada pelo ministro, que destacou as intensas mudanças tecnológicas ocorridas na última década, a exemplo do crescimento do acesso à internet e da utilização das redes sociais. As novidades devem ser acompanhadas de políticas de fomento à indústria, “para que possamos ter a apropriação de riqueza pelos brasileiros”, afirmou.

Desenvolvimento, inclusão social e geração de emprego, renda e impostos são vistos como possibilidades de conquistas com o setor. Para tanto, acredita ser necessário assegurar competição, propiciar investimentos que gerem qualidade nos serviços, disponibilidade e acesso, “para que os brasileiros estejam sempre alinhados com aquilo que há de mais moderno no mundo”, explicou.

Nesse sentido, o Ministério das Comunicações está debatendo e deverá lançar, ainda neste semestre, um novo plano de banda larga no país, que possa garantir internet a todos os brasileiros, com preço acessível, disse Berzoini.

A concretização desse objetivo, apontou, depende da parceria entre os setores público e privado. Este, segundo o ministro, deve ser estimulado a investir tanto em áreas com grande rentabilidade quanto nas de menor, de forma que o acesso à rede mundial de computadores possa ser viabilizado. Ele defendeu a prestação do serviço de banda larga em serviço público, para garantir "o direito à comunicação dos cidadãos e cidadãs".

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário