one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Racionamento pode ter reflexos nos investimentos econômicos, diz confederação

Criado em 05/02/15 15h20 e atualizado em 05/02/15 15h43
Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Avaliação feita hoje (5) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica que a possibilidade de racionamento poderá afetar a atividade econômica em geral, inclusive o comércio, por isso mesmo alerta para a necessidade de o governo agir para evitar o pior.

Para o ex-ministro da Fazenda e consultor econômico da CNC, Ernane Galvêas, o intenso calor e a falta de chuvas estão antecipando “uma visão de calamidade em relação ao fornecimento de água e de energia elétrica no Sudeste brasileiro, especialmente nas regiões da grande São Paulo e do Rio de Janeiro.

Para Galvêas, a crise no abastecimento pode ter reflexos em investimentos essenciais à retomada do avanço da economia no país. “O consumo per capita de energia elétrica vem subindo aceleradamente desde a crise de 2011, de 1.642 quilowatts-hora (kWh) para 2.461 kWh em 2015 e a crise hídrica na região do Rio Paraíba do Sul está 25% pior do que a maior seca histórica”, avalia.

Segundo ele, a insegurança quanto ao suprimento de energia pode atrasar a retomada dos investimentos no segundo semestre. Com isso, reduz-se a arrecadação de tributos federais e ficam prejudicados os efeitos da política de ajuste fiscal do Ministério da Fazenda. “A tendência é termos no Sudeste um ciclo de estresse hídrico (falta de chuvas) igual ao do Nordeste". Para o consultor, o país caminha para a possibilidade de racionamento de energia.

Também para o economista-chefe da CNC, Carlos Thadeu de Freitas, há a necessidade de uma ação rápida do governo para solucionar o problema. Para ele, a redução do consumo de energia precisa ser estimulada. O economista defendeu “algum tipo de incentivo” para a compra de geradores por parte dos grandes varejistas e shoppings.

Já para o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da entidade (Cetur), Alexandre Sampaio, o setor é um dos mais atingidos pela crise hídrica. “A crise energética afeta de maneira brutal a rentabilidade dos hotéis e restaurantes brasileiros”, diz, ressaltando: “Em plena temporada e com altas temperaturas na maior parte dos destinos turísticos, o custo do consumo de energia elétrica eleva o custo operacional, prejudicando o planejamento orçamentário para este ano, que já não tem boas perspectivas".

A CNC informou que os setores que congrega respondem por um quarto do PIB do país.  a CNC representa 2,2 milhões de empresas do comércio de bens, serviços e turismo, gerando aproximadamente 16 milhões de empregos diretos e formais.

Editor Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário