one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ìndice de Expectativas mede o otimismo do empresário do comércio.

Imagem:

Compartilhar:

Receita de serviços teve queda real de 2,5% em 2014

Criado em 20/02/15 16h12 e atualizado em 20/02/15 16h45
Por Nielmar de Oliveira Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

A receita brasileira de serviços apresentou, de janeiro a dezembro de 2014, em comparação ao mesmo período de 2013, queda real de 2,5%, informou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Serviços, de acordo com conceito empregado pela CNC, são as atividades prestadas por empresa ou pessoa física para atender a demanda de clientes. Não estão incluídos nesse conceito as atividades nas áreas de educação, de saúde ou do sistema financeiro.

A receita real de serviços é obtida por meio do conhecimento de dois dados. O primeiro é a inflação de serviços. Em 2014, a inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-Serviços), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), correspondeu a 8,5%. O segundo é a receita bruta do setor de serviços, que cresceu 6,0%, em 2014, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (20) pelo IBGE.

O resultado da receita real de serviços, do ano passado, foi o pior desde o início da pesquisa da PMS, ficando atrás das variações verificadas em 2012 e 2013.

Em 2012, a receita real de serviços cresceu 10,0%. Em 2013, o crescimento dessa receita foi de 8,5%

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário