one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Setor residencial foi o que mais consumiu energia em janeiro de 2015

Criado em 27/02/15 18h50 e atualizado em 27/02/15 19h43
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O setor residencial foi o que mais contribuiu para o crescimento no consumo de energia em janeiro deste ano em comparação com o mesmo período de 2014. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a elevação ficou em 6,1% se comparado ao mesmo mês de 2014. O consumo desse setor foi 12.501 gigawatts-hora (GWh). 

Já na indústria houve recuo de 4,7%, alcançando o consumo de 13.822 gigawatts-hora (GWh), o menor resultado do mês de janeiro desde 2010. Ainda conforme a EPE, pela primeira vez, desde março de 2013, todas as regiões apresentaram queda no consumo industrial de energia.

No total, o consumo de energia elétrica na rede, no período, chegou a 40.660 Gwh, o que significou aumento de 1,1%, na mesma comparação. Segundo a EPE, em 12 meses, o crescimento acumulado é 1,9%. Isso representa 0,3 pontos percentuais menor do que o registrado no mês anterior.

Na avaliação da empresa, o panorama repete o comportamento dos últimos meses, com queda no consumo industrial e alta das residências e dos serviços. A EPE, destacou, no entanto, que, no acumulado de 12 meses, a variação do consumo residencial indica redução progressiva desde março de 2014, o que para o órgão indica tendência de ajuste neste tipo de consumo. Já para o comercial, ainda não é possível apontar esta tendência, apesar de em dezembro (3,8%) e janeiro (4,1%) o consumo tenha sido menor. Enquanto nos últimos 12 meses teve média superior a  7%.

O setor extrativo de minerais metálicos registrou 25% crescimento no consumo de energia e o estado de Minas Gerais (+33%) ficou na frente, seguido do Espírito Santo (+22%) e do Pará (+21%). A explicação é a maior produção de minério de ferro e de pelotização. Já na indústria metalúrgica houve recuo de 17%, principalmente nos estados do Maranhão (-50%), Minas Gerais (-25%), São Paulo (-18%), Santa Catarina (-9%) e Pará (-6,%). A EPE informou que esses estados representam 75% do consumo setorial de energia.

No setor automobilístico a retração ficou em 7%, com queda em São Paulo (11%), no Paraná (5%) e no Rio Grande do Sul (18%). No setor químico, o consumo de energia caiu 4%, principalmente, em Minas Gerais (-18%), Rio Grande do Sul (-14%), Bahia (-6%), Alagoas (-6%) e São Paulo (-3%). No Rio de Janeiro o consumo de energia setorial cresceu 6%.

A empresa apontou que a demanda de energia da indústria têxtil permanece em queda (-9%), especialmente, nos estados de São Paulo (-10%), Santa Catarina (-6%), Minas Gerais (-13%) e Paraíba (-39%).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário