one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Aumento do etanol na gasolina não atingirá o cumbustível tipo premium

Criado em 04/03/15 20h01 e atualizado em 04/03/15 20h00
Por Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O aumento do percentual do etanol na gasolina de 25% para 27% não vai valer para a gasolina premium, informou o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. A mudança no percentual, assinada hoje (4), e que começa a valer a partir de 16 de março, ocorrerá apenas nas gasolinas comum e aditivada, após negociação entre governo, representantes de fabricantes automotivos e do setor de petróleo nos últimos meses.

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, disse que, durante as discussões, a entidade manifestou preocupação com relação aos veículos movidos exclusivamente a gasolina, e, por isso, foi feito esse pedido ao governo para que a mudança não se estendesse ao tipo premium. “Os testes de durabilidade ainda estão sendo realizados pela Anfavea. Por isso, nós insistimos bastante que a gasolina premium não sofresse nenhuma alteração na sua formulação, de forma que o consumidor tenha uma alternativa de abastecimento para os veículos movidos exclusivamente a gasolina”, ressaltou.

Após participar de reunião no Palácio do Planalto, onde foi assinada a resolução sobre o aumento, o ministro Eduardo Braga disse que a medida não se refletirá no preço da gasolina. “Não haverá impacto para o consumidor. Manteremos o preço de bomba”, declarou. Segundo ele, o setor tem estoques estratégicos de álcool suficientes para suprir a demanda. 

De acordo com Kátia Abreu, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a mudança vai requerer 1 bilhão de litros de etanol anualmente. De acordo com a presidenta da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Elizabeth Farina, a produção atual de etanol hidratado é de 12 bilhões de litros por ano. Com a mudança, aumentaria para 13 bilhões anuais.

“Como as usinas já estavam esperando isso, elas já fizeram um estoque suficiente para atender todas contratações que já tinham feito, e mais esse aumento. Então, é uma coisa absolutamente factível”, disse. Segundo ela, os testes de consumo, emissão e durabilidade não apresentaram grandes diferenças estatísticas com a mudança. 

Discutida deste o segundo semestre do ano passado, a mudança deveria ter sido definida no início de fevereiro. Para o ministro de Minas e Energia, o atraso ocorreu devido aos estudos que estavam sendo feitos, que concluíram em uma “absoluta tranquilidade para o consumidor” quanto à qualidade dos motores. “O adiamento é fruto da segurança que o governo queria ter, com nenhum risco ao rendimento e durabilidade dos motores e ciclomotores com aumento da participação etanol”.

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário