one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Brasil deve fechar acordo automotivo com México este mês, diz ministro

Criado em 02/03/15 17h25 e atualizado em 02/03/15 18h18
Por Alana Gandra Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O ministro Armando Monteiro, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, está confiante em que o Brasil chegará a um acordo com o México no setor automotivo ainda este mês. “Em que pese ainda algumas posições que estão sendo mantidas de lado a lado, há, sim, uma expectativa de que possamos fechar o acordo”.

A declaração foi dada pelo ministro após almoço oferecido em sua homenagem hoje (2) pela  Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Na última quinta-feira (26), ocorreu a segunda reunião entre representantes dos dois países, no México, para tratar da renovação do acordo.

Monteiro informou que, para o Brasil, a perspectiva de fechar o acordo depende da revisão pelo governo mexicano de algumas questões associadas à manutenção e eventual redução do sistema de cotas de importação de veículos, da redefinição das chamadas regras de origem para autopeças e dos critérios de distribuição para as próprias cotas.

O ministro esclareceu que devido às condições do mercado automotivo brasileiro e às condições que o México dispõe, ainda não há condições de se pensar no estabelecimento de um livre comércio entre os países.

“O próprio México tem outro acordo, que é o acordo geral, que cobre um universo tarifário muito limitado, que se cinge a 600 produtos apenas. Eu acho que, na relação com o México, nós temos o acordo automotivo e o acordo geral. Ainda estamos, a meu ver, em um horizonte que não nos aponta a perspectiva de livre comércio, amplamente”, manifestou Monteiro.

O acordo automotivo bilateral tem vigência até o próximo dia 18. “Está em vigência, sem nenhuma limitação. E eu espero que antes disso, a gente possa definir a questão da renovação”, concluiu Armando Monteiro.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário