one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

CNC prevê queda do PIB de 1% em 2015

Criado em 27/03/15 13h59 e atualizado em 27/03/15 14h00
Por Da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta para 2015 queda no Produto Interno Bruto (PIB) de 1%. De acordo com a CNC, a queda deve se verificar devido baixos níveis de confiança, associados à deterioração das condições de consumo e investimentos.

A economia brasileira cresceu 0,1% em 2014, na comparação com o ano anterior. O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, fechou o ano em R$ 5,52 trilhões, segundo dados divulgados hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O comércio no Produto Interno Bruto (PIB) teve queda de 1,8% em 2014. Essa é a primeira queda desde 2009 (-2,4%), quando o Brasil ainda se ressentia dos efeitos da última grande crise financeira internacional, segundo a CNC.

De acordo com a CNC, a indústria deve cair este ano 2,4%. Os serviços, conforme a entidade, deve ter redução de 0,2%.

O volume de vendas do comércio varejista teve alta de 2,2% – o pior resultado desde 2003, quando houve queda de 3,7%. “Comparado ao trimestre imediatamente anterior, o PIB da atividade comercial caiu pelo terceiro trimestre consecutivo, registrando variação de -2,9% – o pior desempenho de todos os setores discriminados pelas contas nacionais”, disse o economista da CNC, Fabio Bentes.

Dos três grandes setores econômicos, o maior destaque foi o setor de serviços, que responde por 71% do valor adicionado, registrando expansão de 0,7%. No entanto, o avanço do setor terciário foi o pior resultado da nova série histórica das contas nacionais recalculada a partir de 1996.

A agropecuária registrou crescimento mais tímido, equivalente a 0,4%, principalmente considerando-se seu desempenho em 2013, quando alcançou crescimento de 7,9%. A indústria caiu 1,2%, fato ocorrido pela primeira vez em cinco anos.
 

Editor José Romildo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário