one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Corte no orçamento do IBGE afetará apenas Contagem Populacional, diz diretor

Criado em 27/03/15 12h39 e atualizado em 27/03/15 12h45
Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

O diretor de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto, disse hoje (27) que o corte do orçamento do instituto pelo governo federal afetará apenas a Contagem Populacional  prevista para começar neste ano. Segundo ele, as pesquisas rotineiras, como as Contas Nacionais e o cálculo da inflação oficial (IPCA), e outros estudos, como a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), não serão atingidas neste ano.

“Isto [esse corte de orçamento] é pontual e reflete uma operação estatística, que é a Contagem, mas o resto continua normalmente. Para esse ano, foi aprovado o orçamento para as pesquisas rotineiras do IBGE e uma parte extra para a POF", disse Olinto.

O valor estimado para as operações iniciais da Contagem Populacional, neste ano, é R$ 194 milhões. Com o corte do orçamento, ainda não há previsão de quando ou se será iniciada a pesquisa, que é feita no meio do período entre os censos. Se a Contagem for adiada, ela poderá ficar muito em cima do próximo Censo, de 2020, e aí não valerá a pena executá-la.

“Um dos objetivos da Contagem é calibrar as estimativas populacionais [até o próximo Censo Demográfico]. Se não tiver a Contagem, o pessoal da área de demografia terá que usar outros métodos para tentar recalibrar [as estimativas]”, disse Olinto.

Editor Valéria Aguiar
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário