one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Faturamento da indústria cresce 1,9%, mas atividade continua retraída

Criado em 31/03/15 16h23 e atualizado em 31/03/15 16h25
Por Danilo Macedo - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Indústrias

De acordo com a pesquisa da CNI, a capacidade instalada sofreu redução de 1,2%, caracterizando "contração da atividade industrial"Imagem de Arquivo/Agência Brasil

Após três quedas consecutivas, o faturamento da indústria subiu 1,9% em fevereiro, na comparação com o mês anterior. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que divulgou hoje (31) a pesquisa Indicadores Industriais, o aumento do faturamento foi insuficiente para caracterizar recuperação do faturamento real, que ficou 9,6% abaixo do registrado em fevereiro de 2014.

A capacidade instalada sofreu uma redução de 1,2% em relação a janeiro, enquanto as horas trabalhadas na produção caíram 0,5%, o que, segundo a CNI, mostra “a contração da atividade industrial”. Em fevereiro, a indústria operou com 79,7% de sua capacidade instalada, o menor nível desde fevereiro de 2009.

"Os dois primeiros meses de 2015 sugerem que será um ano de muita dificuldade para o setor industrial. A atividade está em nível muito baixo. Além do ajuste fiscal em curso, é necessário que o governo sinalize que serão tomadas medidas estruturantes para estimular uma reação do setor industrial", afirmou, por meio de nota, o gerente executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

De acordo com a CNI, a contração na atividade industrial teve reflexo na queda dos postos de trabalho, que permaneceram estáveis nos três meses anteriores. Em fevereiro, o indicador de emprego sofreu redução de 0,1% na comparação com janeiro. Em relação a fevereiro de 2014, a queda alcançou 3,8%.

Apesar da leve queda no emprego, a massa salarial e o rendimento médio reais aumentaram 0,4% em relação a janeiro. Na comparação com fevereiro de 2014, a massa salarial real apresentou retração de 4,6% e o rendimento médio real queda de 0,8%.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário