one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


'Abrace' prevê que índice de redução para consumidores industriais será entre 9% e 16%

Imagem:

Compartilhar:

Fluminenses terão reajuste médio de 42% na conta de luz

Criado em 10/03/15 14h31 e atualizado em 10/03/15 15h18
Por Pedro Peduzzi Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A conta de luz paga por cerca de 2,8 milhões de consumidores do Rio de Janeiro, atendidos pela Ampla Energia e Serviços, terá aumento médio de 42,19%, a ser cobrado a partir do dia 15 de março. Para consumidores de baixa tensão, o efeito médio será 36,41%. Já para os de alta tensão, foi autorizado aumento médio de 56,15%.

Autorizados hoje (10) pela Agência Nacional de Energia Elétrica, os reajustes foram maiores do que os autorizados para outras distribuidoras. Segundo o diretor da agência, Romeu Rufino, a Ampla é “um caso único”, diferenciado, por não ter participado do processo de revisão extraordinária. “Com isso, foi um dos processos que tiveram os menores reajustes no ano passado”, justificou.

A diferença (de -5,95%) entre o reajuste médio calculado (48,14%) e o efeito médio a ser percebido (42,19%) se deve à contabilização de alguns gastos já compensados durante o processo tarifário anterior. Também contribuiu para o reajuste os 21,6% a mais que a empresa teve de pagar para cumprir seus contratos de compra de energia. O valor médio pago pela energia adquirida passou de R$133,70 megawatt-hora (MWh) para R$162,50 por MWh.

A distribuidora atende em torno de 2,8 milhões de clientes de 66 municípios do Rio de Janeiro. Entre eles, os localizados na região metropolitana de Niterói e São Gonçalo, além dos municípios de Itaboraí e Magé. Ao todo, a empresa atende 7 milhões de pessoas que vivem em 32 mil quilômetros quadrados (73% do território estadual).

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário