one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo necessita de apoio político para sair da crise, diz diretora do Bird

Criado em 04/03/15 18h38 e atualizado em 04/03/15 18h40
Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A diretora gerente e chefe de Operações do Banco Mundial (Bird), Sri Mulyani Indrawati, demonstra otimismo em relação à recuperação econômica do Brasil. Há quatro dias no país, a ex-ministra da Fazenda da Indonésia na crise mundial de 2008 disse, durante entrevista hoje (4), na sede da entidade, em Brasília, que além de medidas econômicas adequadas, o governo precisa de apoio político para sair da crise econômica.

“Os ministros precisam de apoio político para que possam restaurar a confiança do país. Não é necessário apenas boas medidas, mas também um ótimo apoio político. Não raro um país sai mais forte desse tipo de crise, aumenta o crescimento e sua nota na classificação de risco”. Em resposta à crise na Petrobras, ela manteve o tom do discurso: “Se o Brasil puder gerenciar o problema de forma convincente, poderá sair mais forte”.

Sri Mulyani acredita ainda que a inflação no Brasil vai parar de crescer em breve, graças às medidas que o governo tem tomado. “A inflação é [a questão] mais importante [a se resolver]. Ela vem aumentando, sobretudo no primeiro trimestre de 2015. Mas isso deve se estabilizar, porque o governo já está se movimentando. No Brasil, uma das preocupações é restaurar a confiança. Cabe ao Banco Central brasileiro achar o equilíbrio entre restaurar a confiança e retomar o crescimento”, ressaltou.

Antes de desembarcar em Brasília, a executiva do Bird esteve em Manaus e no Rio de Janeiro. Na capital amazonense, esteve com o prefeito Arthur Virgílio Neto e com o governador do estado, José Melo de Oliveira. Eles conversaram sobre projetos locais que buscam aprimorar a prestação de serviços à comunidade, apoiados pelo banco.

No Rio de Janeiro, ela esteve com o governador Luiz Fernando Pezão. A pauta foi como auxiliar o estado a enfrentar os desafios do desenvolvimento urbano. Ela conheceu o sistema de trens SuperVia. “O Bird foi grande parceiro em momento muito difícil, para a recuperação dos municípios atingidos pela chuva. Além disso, com o empréstimo do banco também estamos investindo na compra de novos trens, o que representa importante mudança na vida da população do Rio e da Região Metropolitana”, disse Pezão ao site oficial do governo estadual.

Em Brasília, ela se encontrou com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa; a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira; e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome,Tereza Campello. Sri Mulyani também esteve com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, mas não revelou detalhes do encontro.

 

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário