one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Inflação que mede os preços ao produtor varia menos no primeiro bimestre do ano

Criado em 31/03/15 12h19 e atualizado em 31/03/15 12h20
Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

A queda do preço do petróleo no mercado internacional, com reflexos nos seus principais derivados, vem segurando a alta do Índice de Preços ao Produtor (IPP) e compensando a elevação do câmbio, que influencia negativamente o indicador, com alta de preços de produtos como o fumo, equipamentos para aviões e suco de laranja.

A avaliação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou hoje (31) o Índice de Preços ao Produtor (IPP) de fevereiro deste ano. A alta dos preços ao produtor foi 0,26% em relação a janeiro, levando o acumulado dos primeiros dois meses a 0,28%.

Ao comentar o comportamento do indicador, o gerente do IPP, Alexandre Brandão destacou a queda do preço do petróleo vem segurando a inflação. "Eu diria que o efeito petróleo está, até agora, segurando mais o IPP, do que o efeito câmbio está exercendo pressão de alta”.

Para o IBGE, houve uma forte influência do setor refino de petróleo e produtos de álcool na variação do IPP. Na comparação com janeiro, os preços do setor chegaram a ter a maior taxa negativa da série (-2,41%). Com isso, o acumulado no ano alcançou -3,77%.

Igualmente, o resultado obtido no indicador acumulado em 12 meses (-2,26%) é a maior taxa negativa da série, que só registrou resultado negativo em abril de 2012 (- 0,39%). Ao destacar os produtos que tiveram maiores variações de preços e os que mais influenciaram o resultado do indicador mensal, três são comuns nas duas listas: naftas, querosenes de aviação e álcool etílico (anidro ou hidratado).

O Índice de Preços ao Produtor mede a evolução dos preços de produtos na "porta da fábrica", sem impostos e sem fretes, de 23 setores da indústria de transformação. Os dados de fevereiro indicam alta de preços em 17 das 23 atividades, contra 16 do mês anterior.

Editor Denise Griesinger
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário