one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Levy defende adiamento do novo indexador da dívida dos estados e municípios

Criado em 31/03/15 14h24 e atualizado em 31/03/15 14h36
Por Daniel Lima Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

O Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendeu hoje durante audiência pública, na Comissão de Assuntos Econômicos, no Senado Federal, que a mudança no indexador da dívida para os estados e municípios seja adiada para fevereiro de 2016.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participa do Fórum Econômico Mundial
Creative Commons - CC BY 3.0 - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participa do Fórum Econômico Mundial

 

Há uma semana, a Câmara aprovou projeto que obriga a União a assinar, em 30 dias, os aditivos contratuais já com o novo indexador das dívidas dos estados e municípios. Atualmente, a correção é baseada no Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) mais 6% a 9% de juros ao ano. Com  a nova lei, o indexador passaria ser mais favorável para estados e municípios: taxa Selic ou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 4% de juros.

O ministro fez uma longa explanação aos senadores para justificar a necessidade de adiamento da medida. “Na parte da União, está o compromisso de fevereiro de 2016. Será quando saberemos que conseguimos cumprir a meta de superávit primário. Saberemos, assim, que estamos na rota de crescimento”, disse.

A meta do superávit primário é 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015. Superávit primário é o resultado positivo de todas as receitas e despesas do governo, excetuando gastos com pagamento de juros. 

Cálculos do Ministério da Fazenda indicam que a União perderia de R$ 3 bilhões,  só em 2015, se o novo indexador fosse adotado imediatamente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário