one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ministério está tomando ações necessárias para modernizar o Carf, diz Levy

Criado em 31/03/15 16h10 e atualizado em 31/03/15 16h10
Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Ministério da Fazenda está tomando as ações necessárias para modernizar o Conselho de Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), disse hoje (31) o ministro Joaquim Levy.

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, ele relatou medidas recentes para dar mais transparência ao órgão, que julga contestações a cobranças de tributos pela Receita Federal e é alvo de investigação da Operação Zelotes, que apura um suposto esquema de sonegação de R$ 19 bilhões.

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado faz audiência pública com o ministro Joaquim Levy, para discutir o ajuste fiscal e o indexador de correção da dívida dos estados e municípios (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Uma das prioridades do ministro Joaquim Levy é dar transparência ao CarfMarcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com o ministro, o Carf adotou o sistema de sorteio para definir o encaminhamento dos processos, impedindo riscos de favorecimento na escolha das câmaras que julgarão as ações. Ele também destacou que o processo de veto de contribuintes ao responsável pelo julgamento passou a ser mais rigoroso. Levy citou, ainda, o esforço do órgão para reorganizar os processos por temas, de modo a garantir a consistência às decisões.

Segundo Levy, uma das diretrizes do Ministério da Fazenda é dar mais agilidade e transparência ao Carf.

“Escolhi, como um dos temas da minha administração, o fortalecimento do Carf. A estabilidade de regras e de decisões diminui a necessidade de aumentar impostos e dá sinal correto para o bom contribuinte. Se tivermos mais processos que resultem em atos vinculantes [decisões administrativas que se tornam obrigatórias para todos os contribuintes], o risco de desvio [sonegação] diminui drasticamente.”

Desde a deflagração da Operação Zelotes, na semana passada, o Carf está com as sessões suspensas. Segundo o ministro, isto foi necessário para pacificar o órgão. “A prova de que o aprimoramento do Carf é uma das minhas prioridades é que desloquei para lá um funcionário experiente [o ex-secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto]”, declarou.

Outra medida lembrada por Levy para modernizar o Carf é o registro do patrimônio dos contribuintes antes de os processos irem para a Justiça, prática comum quando o contribuinte perde o recurso na esfera administrativa.

Para o ministro, se o Carf verificar com antecedência os bens do contribuinte que podem ser penhorados o processo será encaminhado para a Justiça bem instruído, consequentemente terá o julgamento acelerado.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário