one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Produção de gás natural bate novo recorde, mostra ANP

Criado em 03/03/15 11h03 e atualizado em 03/03/15 11h10
Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Plataforma de petróleo

 A produção de gás natural do país em janeiro deste ano foi a maior registrada atingido 96,6 milhões de metros cúbicos por dia (m/dia), mostra ANP  Divulgação/Petrobras

A produção de gás natural do país em janeiro deste ano foi a maior registrada, atingido 96,6 milhões de metros cúbicos por dia (m/dia) .  O recorde anterior foi em dezembro do ano passado, com produção de 95,1 milhões (m/dia).

Os dados foram divulgados hoje (3) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A produção total de petróleo e gás natural nos campos nacionais fechou o mês de janeiro deste ano em aproximadamente 3,077 milhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás natural).

Deste total, 2,469 milhões de barris diários foram de petróleo e 96,6 milhões de metros cúbicos viabilizaram a produção recorde de gás natural.

Segundo a ANP, a produção de gás natural mostrou em janeiro crescimento de 20,2% em relação a janeiro de 2014, com um aimento de 1,5% em comparação a dezembro do ano passado. A produção de petróleo cresceu 20,3% em relação ao mesmo mês de 2014, com queda de 1,1% referente ao mês anterior.

A produção do pré-sal, procedente de 43 poços, foi 670,1 mil barris por dia de petróleo e 24,5 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, totalizando 824,2 mil barris de óleo equivalente diários, com aumento de 1% em relação ao mês anterior.

O total do gás natural produzido, 95,8% foram aproveitados, com a queima do produto atingindo apenas 4 milhões de metros cúbicos por dia, uma redução de aproximadamente 16,6% em relação ao mês anterior e 15,6% registrado em janeiro de 2014.

A ANP informou, que cerca de 92,2% da produção de petróleo e gás natural foram provenientes de campos operados pela Petrobras. Aproximadamente 93,4% da produção de petróleo e 75,6% de produção de gás natural foram extraídos de campos marítimos.

O Campo de Roncador, na Bacia de Campos registrou novamente a maior produção de petróleo, com uma média diária de 346,6 mil barris. O Campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos foi o maior produtor de gás natural, com média de 12,1 milhões de metros cúbicos por dia.

A plataforma P-52, localizada no Campo de Roncador, produziu,por meio de 17 poços, cerca de 171,1 mil barris de óleo por dia, considerada a plataforma com maior produção.

A produção procedente das bacias maduras terrestres das bacias do Espírito Santo, Potiguar, Recôncavo, Sergipe e Alagoas foi 167,2 mil barris de óleo equivalente por dia, sendo 136,5 mil barris de petróleo por dia e 4,9 milhões de metros cúbicos de gás natural diários.

Em janeiro de 2015, foram responsáveis pela produção nacional 308 concessões, operadas por 22 empresas. Desse total, 83 são concessões marítimas e 225 terrestres. A produção de petróleo e gás natural no Brasil foi oriunda de 9.121 poços, sendo 835 marítimos e 8.286 terrestres. O campo que atingiu a maior produção foi Canto do Amaro, na Bacia Potiguar, com 1.107 poços. Marlim, na Bacia de Campos, foi o campo marítimo com  maior número de poços produtores,  responsável  por 61 no total.

Editor Valéria Aguiar
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário