one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Serviços têm o menor crescimento desde 1996, diz IBGE

Criado em 27/03/15 11h55 e atualizado em 27/03/15 11h55
Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O setor de serviços teve o menor crescimento da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em 1996. Com alta de 0,7%, os serviços foram essenciais para garantir o crescimento de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. No entanto, esse crescimento de 0,7% foi inferior, por exemplo, ao observado pelo segmento em 2013 (2,5%).

Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, o crescimento moderado dos serviços foi provocado pela queda da produção na indústria e pelo crescimento, também em ritmo mais moderado, do consumo das famílias.

“Uma parte grande dos serviços vai especificamente para as famílias e outra parte grande, para a indústria. Na parte de despesa pessoal, até pelos preços terem aumentado muito, houve queda no consumo desses serviços. Logo, a produção desses serviços também caiu. Além disso, serviços mais ligados à indústria da transformação – como o transporte de carga e o comércio atacadista – tiveram queda no ano”, disse.

Com queda de 1,2% no ano, a indústria teve o pior desempenho desde 2009 (-4,8%), recuo puxado principalmente pela queda de 3,8% da indústria da transformação. Entre os destaques negativos desse segmento da indústria estão a indústria automotiva, máquinas e equipamentos, aparelhos elétricos e produtos de metal.

Outro segmento da indústria, a construção, também teve queda. O recuo de 2,6% desse setor foi o pior desde 2003 (-8,9%). Segundo Rebeca Palis, o desempenho mais fraco da infraestrutura em 2014 foi o que mais afetou negativamente a construção.

Com o crescimento do PIB de 0,1% em 2014, a economia brasileira teve o pior desempenho desde 2009, quando foi registrada queda de 0,2%.
 

Editor Denise Griesinger
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário