one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Tombini diz que aumento dos juros já era uma tendência desde julho de 2014

Criado em 24/03/15 12h52 e atualizado em 24/03/15 12h55
Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse hoje (24) que a instituição retomou desde outubro de 2014 o ciclo de elevação da Selic, taxa básica de juros na economia, porque “as circunstâncias mudaram”. “O BC não mudou. O que mudaram foram as circunstâncias entre setembro e outubro”, explicou em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Tombini disse, também, que a autoridade monetária tem total autonomia operacional. As declarações foram feitas em resposta ao senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que afirmou que somente passadas as eleições de 2014 o Banco Central começou as elevações de juros.

O presidente do BC rebateu a fala do parlamentar e disse que a possível elevação da taxa Selic já estava inidicada, na época. Ele citou relatório de inflação referente ao período de julho a setembro, quando essa tendência era real. “Estávamos no gatilho para mudar a política monetária”.

Após sua última reunião, nos dias 3 e 4 de março, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC anunciou elevação da Selic em 0,5 ponto percentual. Atualmente, a taxa está em 12,75% ao ano.

Editor Marcos Chagas
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário