one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Vivo/Telefônica lidera lista de empresas com mais reclamações em 2014

Criado em 24/03/15 21h24 e atualizado em 24/03/15 22h00
Por Bruno Bocchini Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O grupo Vivo/Telefônica lidera o ranking das empresas que receberam mais reclamações fundamentadas em 2014, de acordo com levantamento divulgado hoje (24) pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo.

Reclamações fundamentadas são demandas de consumidores que não foram solucionadas a partir do contato do consumidor com a empresa, sendo necessária a abertura de processo administrativo pelo Procon.

O grupo espanhol recebeu 4.482 reclamações fundamentadas, seguido pelo grupo Claro/NET/Embratel (3.749), Lenovo/CCE (2.465), Itaú/Unibanco (2.082), Oi (1.911), Bradesco (1.893), Pão de Açúcar/Extra/Casas Bahia/Ponto Frio (1.402), Tim Celular (1.397), Sky Brasil (1.367), Caixa Econômica Federal (1.028).

Os problemas com cobrança são os mais recorrentes (30%), seguido de reclamações sobre vício ou má qualidade de produto (18%), problema com contrato (16%), vício ou má qualidade do serviço (14%), problema com oferta (12%) e outros (9%).

Os setores de telecomunicações e financeiro novamente lideraram o ranking nacional de reclamações empresariais. Sete das dez empresas ou grupos com maiores números de registros pertencem a esses segmentos. No entanto, na lista de 2014 apareceu pela primeira vez, desde 2011, uma fabricante de produtos (CCE/Lenovo) entre os dez primeiros colocados.

“Esse resultado enfatiza o que os órgãos de defesa do consumidor vêm constatando e apontando: nos setores regulados da economia, ainda não é dado o devido tratamento aos interesses e direitos dos consumidores”, destacou o Procon SP em nota.

De acordo com a entidade, no setor varejista, sobretudo no comércio online, destacam-se problemas como não cumprimento do direito de arrependimento, falhas nas entregas e defeitos nos produtos, principalmente nos celulares, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Para orientar os consumidores, o Procon mantém a lista Evite Esses Sites, atualizada constantemente, e que hoje tem 471 empresas.

A reportagem entrou em contato com as dez empresas ou grupos mais reclamados no Procon. Em nota, a Vivo/Telefônica ressaltou que, considerando o parque de clientes no estado de São Paulo, o volume médio mensal de reclamações fundamentadas de 2014 corresponde a menos de 0,001% do total de usuários. A empresa destaca que tem a melhor perfórmance no Índice de Desempenho de Atendimento (IDA) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“A empresa ressalta, ainda, que também registrou o maior índice de resolutividade, entre as empresas de telecomunicações que oferecem serviços de telefonia fixa e móvel, no ranking nacional de Procons, apurado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, no ano passado. O índice obtido pela companhia foi de 84,5%”.

A Claro informou que faz fortes investimentos para aprimorar a infraestrutura, a comunicação e os canais de relacionamento, com a intenção de garantir a satisfação de seus usuários e reduzir os índices de reclamação.

“O objetivo é a resolução dos casos já no primeiro contato. As ações implementadas já apresentam resultados positivos. O índice de resolução no Procon/SP está em torno de 85%, o que diminui consideravelmente o número de reclamações fundamentadas, registradas em 2014. A operadora apresenta o melhor desempenho entre as empresas do setor no portal consumidor.gov, implantado pela Senacon; seu índice de resolutividade é o mais alto, com 100% de respostas no prazo estabelecido”, ressalta a empresa.

A NET informou que possui uma equipe dedicada ao tratamento dos casos encaminhados pelo Procon, e tem obtido sucesso no acordo com os clientes. “A operadora investe fortemente em atualização tecnológica, infraestrutura de rede e qualificação de atendentes para todos os seus canais de relacionamento. A NET é líder em TV por assinatura e banda larga fixa no Brasil, e é a empresa que mais cresce nos dois mercados. É também, dentre as grandes operadoras de TV por assinatura, a que apresenta um dos melhores desempenhos nos indicadores de qualidade divulgados pela Anatel”, acrescenta.

O Grupo Lenovo informou que tem intensificado esforços no atendimento ao consumidor, e investiu mais de R$ 7 milhões em uma estrutura dedicada exclusivamente a lidar com todas as solicitações dos consumidores. Em nota, a companhia diz que "dispõe de moderno centro de reparos, na fábrica da Lenovo em Itu, no interior paulista, que oferece avançada estrutura de atendimento pós-venda das marcas Lenovo e CCE. A companhia está totalmente focada na satisfação de seus usuários e mantém rígida política interna de desenvolvimento de serviços e produtos de qualidade”.

O Itaú também divulgou nota na qual assegura que tem melhorado sua posição nos rankings divulgados pelos Procons nos últimos anos. “Se considerarmos o total de atendimentos, o Itaú Unibanco apresentou redução de 12%, sendo que a maioria das questões foram resolvidas de forma consensual e rápida, conforme divulgado no site da entidade, no qual o Itaú aparece com índice de solução de mais de 85%”. O banco ainda destaca que está melhorando o atendimento aos clientes. “No ranking da Fundação Procon-SP deste ano, em particular, reduzimos mais duas posições”, acrescenta.

A Oi ressaltou que investiu R$ 4 bilhões em todo o Brasil, em 2014, para expandir e melhorar a qualidade da rede móvel (3G e 4G) e a rede fixa para serviços de banda larga e TV paga. “A companhia vem registrando avanços importantes em seus indicadores, assegurando acesso às novas tecnologias, por parte de seus clientes, e buscando melhorias na qualidade do atendimento, na prestação de serviços e na percepção do cliente final”. Ações que a empresa considera prioridades estratégicas.

O Bradesco ressalvou que desenvolve um programa intensivo de revisão de seus processos e sistemas, e desenvolve programas de formação e aperfeiçoamento do quadro de funcionários, “sempre procurando aumentar o nível de satisfação de seus clientes".

O Grupo Pão de Açúcardestacou que o número de manifestações apresentadas considera a soma de seis marcas do GPA, e acrescenta que “ao serem analisadas isoladamente, as marcas têm índices de reclamação inferiores ao mercado. A empresa ressalta ainda que realiza projetos para melhoria da qualidade dos serviços em todos os seus negócios, com avanços importantes em toda a cadeia, que irão resultar na maior satisfação dos nossos clientes e na consistente redução das manifestações”.

A TIM ressaltou que está na oitava posição no ranking, como a empresa menos reclamada entre os demais grupos econômicos de telecom, e destacou que em relação a 2013 melhorou sua posição no ranking, passando da 7ª para a 8ª posição, além de aumentar seu índice de resolutividade em 3 pontos percentuais.

Em comunicado, a empresa destaca que “o resultado é fruto do compromisso da TIM com a qualidade dos seus serviços e a transparência no relacionamento com o cliente. A operadora direciona seus esforços para a redução do total de reclamações com um trabalho focado na melhoria do atendimento, fortes investimentos em infraestrutura e serviços inovadores, que podem ser acompanhados no site www.tim.com.br/portasabertas”.

A Sky informou que considera o relacionamento com o cliente um dos pilares do seu negócio, e mantém relação transparente e frequente com os órgãos de defesa do consumidor. A companhia salientou que investe constantemente na melhoria de seus processos, no treinamento de suas equipes, e vem adotando diversas medidas para a redução do número de reclamações.

A empresa acrescenta que no último ano avançou ainda mais na construção de diferenciais para atendimento a seus clientes, e entende que "tais medidas e esforços empreendidos para assegurar a excelência no atendimento são parte de um processo, e os resultados aparecerão nos próximos meses”.

A Caixa Econômica Federal ressaltou que utiliza as informações e reclamações de seus clientes, registradas nos mais diversos canais e órgãos, como subsídio para a melhoria de seus processos. “A redução das reclamações e o aumento da solução nos canais internos e externos são prioridades do banco. A Caixa revisa permanentemente seus serviços e produtos para garantir satisfação dos seus clientes”.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário