one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


cabo de rede internet marco civil

Imagem:

Compartilhar:

Banda larga será oferecida a 95% da população até 2018

Criado em 29/04/15 11h31 e atualizado em 29/04/15 13h42
Por Carolina Gonçalves Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

O ministro Ricardo Berzoini disse hoje (29) que sua equipe está finalizando a estratégia que vai garantir, até 2018, internet de banda larga para 95% da população brasileira. Segundo ele, o desafio será garantir a conexão em velocidade média de 25 megabites. Em audiência pública na Câmara, Berzoini disse que atualmente todas as escolas urbanas contam com internet, mas a velocidade baixa acaba limitando o uso do serviço à area administrativa das escolas.

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, apresenta as prioridades e o cronograma de ações da pasta para 2015 no plenário da Câmara dos Deputados (Antonio Cruz/Agência Brasil)

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, disse que o governo pretende, até 2018, garantir a internet banda larga para 95% da população (Antonio Cruz/Agência Brasil)

“Para o processo pedagógico, a internet ainda tem pouco utilidade. Uma banda larga para uma escola que possa dar conteúdo digital para o aperfeiçoamento do processo educacional precisa de algo em torno de 50 a 100 megabites para ter funcionalidade”, explicou.

O ministro brincou com os parlamentares: disse que comanda o ministério “mais importante do país”. E explicou que as tecnologias de comunicação são do interesse de todo cidadão e influenciam áreas como as de saúde, educação e transporte. “O Brasil é o quinto maior mercado do mundo e o que mais se desenvolve como produtor e consumidor da tecnologia [de informação]”, disse.

Ao descrever as tarefas conduzidas pelas secretarias da pasta, o ministro falou sobre os investimentos para ampliação dos serviços 3G e 4G de telefonia celular. Segundo ele, as duas tecnologias mantêm crescimento “vertiginoso” e, por isso, as empresas ainda têm metas a cumprir. “Temos queixas constantes quanto ao serviço. A Anatel tem o trabalho [de fiscalizar e de aplicar] as multas. Temos buscado formas de fazer com que essas multas alavanquem a qualidade do serviço”, afirmou.

Berzoini disse que a Lei das Antenas, em vigor, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo Planalto, vai ampliar a qualidade da telefonia no país. A legislação facilita o processo de autorização para instalação de antenas nas cidades brasileiras. “Um dos principais motivos para a dificuldade de cobertura de celular com qualidade decorre da demora de licença que municípios concediam. Agora, além da Lei das Antenas, temos ainda a desoneração de pequenas antenas para cobertura em áreas de sombra”, afirmou.

No balanço sobre a pasta, o ministro destacou o processo de digitalização de TV. Ele afirmou que o Ministério está acompanhando os investimentos para a preparação das retransmissoras de sinais. “Muitas retransmissoras de tevê, por exemplo, pertencem a prefeituras que não têm recursos para fazer o processo de digitalização”, explicou.

Sobre as emissoras de rádio, Berzoini explicou que o processo de migração da frequência AM para FM foi interrompido em razão de dúvidas apresentadas pelo do Tribunal de Contas da União: a corte questionou o preço de outorgas. Segundo ele, diálogos entre governo e o TCU já estão avançados para retomada do processo migratório. “Muitas emissoras se cadastraram na busca por melhor qualidade de som e também de maior audiência”, afirmou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário