one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Cerca de 4 milhões de contribuintes ainda não declararam o IRPF de 2015

Criado em 29/04/15 17h35 e atualizado em 29/04/15 17h37
Por Wellton Máximo Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A pouco mais de 24 horas do fim do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015, cerca de 4,3 milhões de contribuintes (15,6%) ainda não entregaram o documento. Até as 17h de hoje (29), 23.202.946 declarações foram encaminhadas à Receita Federal. O número representa 84,4% do total de 27,5 milhões de declarações esperadas. Somente nas últimas 24 horas, cerca de 2,4 milhões de contribuintes acertaram as contas com o Fisco.

O prazo de entrega termina nesta quinta-feira (30). Neste ano, os contribuintes com certificação digital podem fazer a declaração pré-preenchida na página da Receita na internet, na área do e-CAC. Isso também poderá ser feito por um representante do contribuinte com certificação digital e procuração eletrônica registrada no órgão.

No ano passado, 26.883.633 contribuintes enviaram a declaração do IRPF até o fim do prazo. O número ficou aquém dos 27 milhões esperados pela Receita em 2014. Em 2013, 26,1 milhões de pessoas físicas entregaram o documento.

Quanto antes o contribuinte entregar a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo receberá o valor correspondente à restituição. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos de idade, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

A multa por atraso na entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20%. O valor mínimo da multa é R$ 165,74. Um passo a passo com cada etapa da entrega está disponível na página da Receita. Basta o usuário clicar em cada ponto da figura para obter mais detalhes.

No mês passado, a Receita Federal lançou uma série de 11 vídeos no site Youtube para tirar dúvidas sobre o preenchimento e a entrega do Imposto de Renda. Chamada de TV Receita Responde, a série tem por objetivo explicar, de forma simples, os principais assuntos relacionados à declaração do IRPF.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário