one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Confiança da indústria volta a cair e atinge o menor nível dos últimos nove anos

Criado em 30/04/15 11h22
Por Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Indústria

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 3,4%, em abrilImagens de arquivo/Agência Brasil

Os empresários da indústria de transformação no país estão mais pessimistas em relação aos rumos da economia no curto prazo, mas houve uma melhora em relação ao momento atual. O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 3,4%, em abril, ao passar de 75,4 para 72,8 pontos, puxado pelas projeções do setor quanto ao desempenho nos próximos três meses.

Esse foi o nível mais baixo da série mensal da pesquisa Sondagem da Indústria de Transformação, iniciada em outubro de 2005. No entanto, no trimestre encerrado em março último, a velocidade de queda tinha sido mais intensa (-9,2%). O levantamento do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) reúne informações coletadas com executivos de 1.130 empresas, no período de 1º a 27 de abril. De um total de 14 segmentos consultados, dez indicaram perda de confiança na economia.

Os dois componentes do índice apresentaram situações distintas entre o momento atual e as projeções para os três meses seguintes. O Índice de Expectativas (IE) recuou 7,8%, atingindo 69,6 pontos, enquanto o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 1,1%, alcançando 76,1 pontos.

A tendência apontada pelo setor é queda de 13,6% na produção nos próximos três meses.Em março último, 26,9% dos entrevistados indicaram a possibilidade de aumento, taxa que foi reduzida para apenas 13,4%. Ao mesmo tempo, cresceu de 21,9% para 22,7% o universo dos que preveem queda na produção.

Já em relação ao momento atual, subiu de 4,7% para 8,1% o total de consultados que avaliam como boa a situação atual para os negócios. Simultaneamente, caiu parcela dos que classificam como ruim, passando de 39,9% para 38,1%.

O superintendente adjunto para Ciclos Econômicos do Ibre, Aloisio Campelo Jr., afirmou que “diante do nível extremamente fraco da demanda interna e de nova rodada de aumento de estoques, o setor ainda não vê perspectivas de melhora nos três meses seguintes e continua projetando ajustes no nível de produção e no quadro de pessoal”.

Editor José Romildo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário