one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Linhas de transmissão de energia

Imagem:

Compartilhar:

Consumidores de quatro estados terão tarifa de energia reajustada amanhã

Criado em 07/04/15 16h40 e atualizado em 07/04/15 16h57
Por Sabrina Craide Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Consumidores de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão as tarifas de energia reajustadas a partir desta quarta-feira (8). Os percentuais foram aprovados hoje (7) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O reajuste tarifário da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista) será de 4,13% para os consumidores residenciais e de 5,29% para as indústrias. A distribuidora atende 4,095 milhões de unidades consumidoras em 234 municípios de São Paulo. Para a Cemig Distribuição, o reajuste tarifário será de 5,93% para os consumidores residenciais e de 8,12% para os consumidores industriais. A Cemig atende 8 milhões de unidades em 805 municípios de Minas Gerais.

Já o reajuste tarifário da Energisa Mato Grosso do Sul, que atende 942 mil unidades consumidoras em 73 municípios do estado, vai ser de 2,74% para as residências e de 3,64% para as indústrias. No caso da Energisa Mato Grosso, haverá redução de 2,22% no valor da tarifa para os consumidores residenciais e aumento de 3,42% para as indústrias. A distribuidora atende 1,2 milhão de unidades consumidoras em 141 municípios de Mato Grosso.

Segundo a Aneel, o reajuste das tarifas leva em conta a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e outros custos como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.

As tarifas dessas quatro distribuidoras já tiveram aumento no início de março, por causa da Revisão Tarifária Extraordinária aprovada pela Aneel. Os aumentos anteriores foram de 31,8% para a CPFL Paulista, de 28,8% para a Cemig, de 27,9% para a Energisa MS e de 26,8% para a Energisa MT.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário