one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Custo Unitário Básico da construção civil tem alta de 0,06%

Criado em 01/04/15 14h07 e atualizado em 01/04/15 14h10
Por Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Trabalhadores da construção civil

O índice é calculado pelo Sindicato da Construção de São Paulo Antonio Cruz/Agência Brasil

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo, calculado sobre as obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos, registrou alta de 0,06% em março na comparação com fevereiro. O índice é calculado pelo Sindicato da Construção de São Paulo (SindusCon-SP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e reflete a variação dos custos das construtoras para a utilização nos reajustes dos contratos de obras. No primeiro trimestre, a alta ficou em 0,48%.

Segundo os dados, os custos administrativos (salários dos engenheiros) e com mão de obra ficaram estáveis em março ante o mês anterior. Os custos com materiais de construção aumentaram 0,15%. A média ponderada entre os três itens resultou na variação de 0,06% do CUB representativo da construção paulista, que em fevereiro ficou em R$ 1.175,25 por metro quadrado. Em 12 meses, o CUB paulista das obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos registrou alta de 6,50%, com aumento de 8,46% nos custos com a mão de obra, de 3,24% nos materiais e 11,78% nos custos administrativos.

Já nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB também subiu 0,06% em março, totalizando R$ 1.093,70 por metro quadrado. Os custos com mão de obra e administrativos apresentaram estabilidade, enquanto os custos com materiais de construção subiram 0,15%. No trimestre, o indicador apresentou alta de 0,52%. Em 12 meses, esse custo subiu 6,40%. Na mesma base de comparação, os custos com a mão de obra aumentaram 8,53%, os de materiais 3,24% e os custos administrativos 11,78%.

Em março, nenhum dos 27 insumos da construção pesquisados pelo SindusCon-SP teve elevação superior à do IGP-M que aumentou 0,98%. 

Editor Denise Griesinger
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário