one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Imposto de Renda só recebe 1,8% das declarações por tablet ou smartphone

Criado em 30/04/15 20h14
Por Wellton Máximo Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

Cerca de 50 mil contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 por dispositivos móveis, o que representa apenas 1,8% do total das 27,5 milhões de declarações esperadas para este ano, proporção considerada baixa pela Receita Federal.

A informação foi divulgada hoje (30) pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. Desde 2013, os contribuintes podem preencher a declaração em tablets e smartphones, mas o uso destes meios tem restrições e não pode ser usado por contribuintes com rendimentos no exterior, ganhos de capital na venda ou alienação de bens e com ganhos em operações na bolsa de valores. A ferramenta também não permite o envio de declarações retificadoras

Apesar da baixa utilização dos dispositivos móveis, o secretário considera um sucesso as novidades tecnológicas introduzidas pelo Fisco, ano a ano. “Investir em tecnologia sempre foi prioridade para nós. A Receita constantemente trabalha com o Serpro [Serviço Federal de Processamento de Dados] para desenvolver soluções tecnológicas que visam à celeridade [rapidez] e à redução de burocracia”, disse Rachid.

De acordo com a Receita, as últimas horas da entrega das declarações do Imposto de Renda correm com tranquilidade, sem problemas tecnológicos. No pico de entrega, entre as 16h e as 17h, 314 mil contribuintes enviaram o documento. Segundo o Serpro, a capacidade de utilização dos servidores ficou em 67% no horário de pico. Tradicionalmente, o Serpro trabalha com capacidade maior que o volume de transmissões para evitar congestionamentos no sistema.

Em relação à declaração pré-preenchida, por meio da qual o contribuinte recebe o documento preenchido e apenas confirma as informações antes de enviar o documento ao Fisco, Rachid disse que a Receita tem planos de estender a novidade a mais contribuintes nos próximos anos, mas não detalhou prazos nem estimativas. Neste ano, cerca de 35 mil pessoas físicas com certificação digital tiveram acesso ao recurso.

Segundo o secretário da Receita, o rascunho da declaração, introduzido este ano, pode ter reduzido o interesse de parte dos contribuintes na declaração pré- preenchida. “Em vários casos, o contribuinte se antecipou e fez o rascunho antes mesmo de receber a declaração preenchida”, ponderou.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário