one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Mercedes-Benz cancela demissões e trabalhadores suspendem greve

Criado em 27/04/15 16h54
Por Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Os trabalhadores da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, São Paulo, decidiram hoje (27), em assembleia, suspender a greve, iniciadano último dia 22, até o dia 18 de maio. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a decisão foi tomada após o anúncio da proposta encaminhada pela empresa, que inclui o cancelamento das demissões de 500 trabalhadores, previstas para o dia 4 de maio, a prorrogação do layoff até 15 de junho e a abertura de um novo PDV (Programa de Demissão Voluntária) para todos os trabalhadores da fábrica.

Previsto no Artigo 476 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o layoff é um instrumento pelo qual o trabalhador tem seu contrato de trabalho suspenso, passando a receber o seguro-desemprego oficial mais a complementação do salário, paga pela empresa, durante período máximo de cinco meses.

“Em 18 de maio já tem negociação marcada, do sindicato com a empresa, para avaliar o resultado do PDV. Se o resultado reduzir [o número de trabalhadores] e der conta de administrar o excedente, estará resolvido. Se não, haverá nova negociação e a mobilização será retomada com a mesma força e garra”, explicou o secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre.

Os trabalhadores da Mercedes-Benz entraram em greve, por tempo indeterminado, na última quarta-feira, após o anúncio de demissão dos 500 trabalhadores que estavam com contratos de trabalho suspensos, por tempo determinado (layoff). Além dos suspensos, a Mercedes-Benz assegura ter ainda um excedente de 1.400 trabalhadores na fábrica de São Bernardo.

O presidente do sindicato, Rafael Marques, ressaltou que apesar do quadro difícil das negociações com a empresa, foi encontrada uma boa saída para o momento. “Conseguimos barrar as demissões sumárias, que não podíamos aceitar. Agora, com a prorrogação do layoff e um PDV com melhores condições para os trabalhadores, vamos continuar a negociação com a empresa. Não está tudo resolvido, mas conseguimos um bom encaminhamento. E isso só se deu por força da mobilização dos companheiros”, destaca.

Além das negociações com a empresa, o sindicato cobra do governo federal ações de estímulo à economia e proteção aos trabalhadores. Na semana passada, a entidade encaminhou ofícios aos ministérios da Fazenda, Trabalho, Desenvolvimento Econômico e à Secretaria-Geral da Presidência da República solicitando urgência na adoção do Programa de Proteção ao Emprego (PPE).

A Mercedes-Benz foi procurada, mas não deu retorno até o fechamento desta matéria.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário