one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Barbosa diz que houve consenso no governo sobre contingenciamento

Criado em 27/05/15 19h00 e atualizado em 27/05/15 19h09
Por Mariana Branco Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, declarou nesta quarta-feira (27) que houve consenso com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em relação aos cortes de R$ 69,9 bilhões, previstos no Orçamento deste ano. Na semana passada, quando foi apresentado o valor do contingenciamento, Barbosa conduziu o anúncio, sem Levy, que estaria gripado.

"Nós somos uma equipe econômica. Quando um não pode aparecer, o outro comparece. Houve consenso [no contingenciamento]. É um corte construído por todos os ministérios, não só o Ministério da Fazenda", afirmou o ministro. Barbosa brincou dizendo que a maior divergência entre ele e Levy é que o ministro da Fazenda torce pelo Botafogo e ele pelo Vasco.

Nelson Barbosa deu entrevista após responder a perguntas de parlamentares na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. Ele adiantou à imprensa que a portaria a ser publicada amanhã (28), com metas de redução de gastos de custeio, deve prever despesas 15% menores em relação ao projetado. Mais cedo, durante a audiência pública, ele respondeu a críticas dos parlamentares, que sugeriram que o governo diminuísse a quantidade de cargos comissionados e de ministérios para ajudar no ajuste orçamentário. De acordo com Barbosa, os cargos ocupados por pessoas que não são funcionários públicos são minoria.

Segundo o ministro, existem, no governo, de 190 mil a 200 mil cargos de chefia, que só podem ser ocupados por servidores públicos. Os cargos comissionados de fato, de acordo com Barbosa, são 22,9 mil, dos quais mais de 70% são ocupados por servidores. "Teríamos cerca de 5 mil a 6 mil cargos que não são ocupados por funcionários públicos", disse. Com relação ao número de ministérios, o ministro argumentou que a maior parte das novas pastas se originou de secretarias já existentes. "[O governo] pegou secretarias já existentes e transformou em ministérios. Isso significou um gasto adicional muito pequeno da União, no qual o governo optou por incorrer para dar destaque a algumas áreas", disse.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário