one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Comércio e indústria da transformação puxam recuo da economia

Criado em 29/05/15 10h41 e atualizado em 29/05/15 10h40
Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Os desempenhos negativos do comércio e da indústria da transformação foram os setores que mais contribuíram para a queda do desempenho da economia brasileira no primeiro trimestre deste ano. Na comparação com o primeiro trimestre de 2014, a economia brasileira recuou 1,6%, resultado puxado por recuos de 6% no comércio e de 7% na indústria da transformação.

“O comércio está há quatro trimestres com taxa negativa, pelo comportamento da indústria da transformação, e agora a queda se intensificou, também influenciada pela queda do consumo das famílias. Já na indústria da transformação, toda a indústria automotiva teve queda, inclusive a parte dos automóveis leves, devido à suspensão dos incentivos fiscais e a renda comprometida das famílias. Também houve queda na parte da indústria pesada, de máquinas e equipamentos, influenciado por aumento de juros”, disse a coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis.

Na comparação com o quarto trimestre de 2014, o comércio teve uma queda de 0,4% e a indústria da transformação, um recuo de 1,6%.

A produção e distribuição de eletricidade, gás e água também teve recuos importantes no primeiro trimestre deste ano, nesses dois tipos de comparação: de 4,3% na comparação com o trimestre anterior e de 12% em relação ao primeiro trimestre de 2014.
 

Editor José Romildo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário