one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Confiança da indústria de transformação cai em maio, diz FGV

Criado em 27/05/15 09h17 e atualizado em 27/05/15 09h30
Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

O índice de confiança da indústria de transformação caiu 1,6% entre abril e maio, ao passar de 72,8 para 71,6 pontos, o menor nível da série mensal iniciada em outubro de 2005, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). A queda atingiu 10 dos 14 principais segmentos acompanhados pela pesquisa.

Indústrias

Resultado sobre situação atual caiu 2% com destaque para a satisfação com o ambiente geral de negócios Arquivo/Agência Brasil

A queda reflete a piora dos resultados sobre a situação atual, que caiu 2%, chegando a 74,6 pontos, e sobre o índice de expectativas, cujo recuo foi 1,3% registrando 68,7 pontos. No segmento situação atual, destaca-se o indicador que mede a satisfação com o ambiente geral de negócios, que recuou 3,7% em relação ao mês anterior.

No âmbito das expectativas, o indicador de produção prevista foi o único a registrar queda no mês (-5,7%), com 85,5 pontos. Esse indicador atingiu o menor nível da série mensal iniciada em outubro de 2005. A proporção de empresas com expectativa de aumentar a produção nos três meses seguintes caiu de 13,4% para 13,2% entre abril e maio. A parcela das que esperam reduzir a produção aumentou de 22,7% para 27,7% no mesmo período.

O nível de utilização da capacidade instalada diminuiu 0,9 ponto percentual entre abril e maio, ao passar de 79,9% para 79%, o menor nível desde maio de 2009 (78,9%).

Segundo a FGV, embora a desvalorização do câmbio nos últimos meses traga algum alento ao setor, as expectativas de curtíssimo prazo continuam sem dar sinais de melhora aos empresários da indústria.

Editor Marcos Chagas
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário