one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


aviões cauda aeroporto

Imagem:

Compartilhar:

Cresce número de viagens e de passageiros em voos domésticos

Criado em 22/05/15 15h03 e atualizado em 22/05/15 19h34
Por Marli Moreira Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Avião

Dados da Abear mostram crescimento de 3,09% nos voos nacionais (Tânia Rego/Agência Brasil) 

Após dois meses em queda, os voos nacionais e o número de passageiros cresceram 3,09% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em março, a taxa ficou negativa em 2,78%. Em fevereiro, foi registrada queda de 4,12%. A ocupação dos assentos chegou a 80,94% dos lugares disponíveis, o que representa um acréscimo de 1,4 ponto percentual sobre março. Já a oferta foi ampliada em 1,31%.

Os dados são de levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que reúne a Avianca, Azul, Gol e TAM. Pelos cálculos da entidade, apenas o número de passageiros cresceu 6,39% em comparação a abril do ano passado, somando 8,069 milhões de pessoas.

O presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, justificou que esse resultado se deve mais à política de preços baixos com tarifas promocionais. Ele destacou que, com a economia desacelerada, os passageiros que viajam a negócio ou para eventos têm diminuído suas viagens. “Mas, com as ações promocionais muito agressivas, a ocupação vem aumentando. E é melhor sair com alguma receita a bordo do que nenhuma”, frisou.

A companhia TAM liderou o mercado, com a participação de 36,87%; seguida pela Gol, com 36,81%; pela Azul, com 16,97%; e pela Avianca, com 9,34%.

Em movimento semelhante ao que ocorre no mercado interno, o ritmo de oferta dos voos internacionais, pelas companhias brasileiras, superou a demanda de clientes com elevação de 13,46%, enquanto o de passageiros aumentou 8,24%.

Nas viagens para o exterior, a TAM liderou o mercado nacional, com 78,6% de participação. A Gol ficou com 13,81%; a Azul, com 8,08%; e a Avianca, com 1%.

*Matéria alterada às 18h52 do dia 22/05/2015 para correção de informação no primeiro parágrafo. O aumento de 3,09% dos voos nacionais e do número de passageiros foi registrado em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, e não na passagem de fevereiro para março, como estava na matéria.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário