one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Empresária chinesa pede ambiente favorável para investimentos no Brasil

Criado em 19/05/15 13h13
Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A presidente da empresa chinesa de ar-condicionado Gree, Dong Mingzhu, que participa da Cúpula Empresarial Brasil-China, no Itamaraty, disse hoje (19) desejar que o governo do Brasil ofereça um ambiente mais favorável para investimentos do país asiático. “Como todos os empresários presentes com desejo de desenvolver-se no mercado brasileiro, esperamos que o governo possa nos apoiar cada vez mais, oferecer melhor ambiente, nos ajudar com informações locais, política, benefícios e assim passar para novo nível de desenvolvimento”, afirmou.

A Gree, que é uma marca global, existe há 25 anos e está no Brasil há 15 anos. Dong Mingzhu expôs a experiência local da empresa durante painel para tratar de cooperação produtiva sino-brasileira. Segundo ela, a eficiência energética é uma preocupação da marca. “Já temos produto de alta tecnologia e é com isso que queremos entrar no mercado brasileiro, trazer reforma [com relação à economia de energia]. É um país extenso, com grande população, o mercado é muito próspero”.

O empresário brasileiro Luciano Siani, diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale, disse que há desejo da China e do Brasil de ampliarem as ações conjuntas. “A questão é: como fazer mais, como explorar o potencial dessas relações? Temos um mercado interno grande e a gente pensa em exportações quando as coisas não vão bem no Brasil. Talvez, pela primeira vez na história, a China esteja se lançando ao mundo de maneira compatível com seu poder econômico. Há muito interesse, muita vontade. Vamos identificar oportunidades específicas e levá-las adiante”, defendeu.

Siani informou que ontem (18), durante jantar que reuniu empresários brasileiros e chineses, a Vale assinou contrato com o grupo chinês Cosco envolvendo a venda de quatro navios. Ele destacou que, nesse momento específico, a Vale terá de aumentar sua capilaridade na China. “A Vale está aumentando muito sua produção de minério de ferro em um momento em que a China está comprando menos. Vamos precisar atingir todos os clientes, clientes de médio porte, do interior da China e não sabemos como fazer isso”, disse, ressaltando que terá de ser feito um esforço.

Além de Dong Mingzhu e de Luciano Siani, participaram do painel Wang Weidon, vice-presidente da empresa chinesa Nuctech, desenvolvedora de sistemas de inspeção de segurança que também tem atuação no Brasil, e o diretor vice-presidente da Brasil Foods, José Roberto Rodrigues.

A Cúpula Empresarial Brasil-China reúne cerca de 300 empresários chineses e brasileiros. O encontro do setor privado aconteceu enquanto a presidenta Dilma Rousseff recebia o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, no Palácio do Planalto. É esperado que os dois países assinem pelo menos 30 atos, entre eles a oficialização da liberação das exportações de carne bovina brasileira para o país asiático. A estimativa é que sejam fechados acordos no valor de US$ 53 bilhões.

Editor Maria Claudia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário