one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imposto de renda

Imagem:

Compartilhar:

IRPF 2015: contribuintes já podem consultar extrato para corrigir pendências

Criado em 14/05/15 19h40 e atualizado em 14/05/15 20h37
Por Fernanda Duarte* Fonte:Portal EBC

Os contribuintes já podem consultar se há pendências em sua declaração do Imposto de Renda e realizar as devidas alterações. De acordo com a Receita Federal, as 27.895.994 declarações enviadas dentro do prazo, que terminou no dia 30 de abril, já foram processadas, de modo que todos esses contribuintes já conseguem consultar o status de sua declaração.

Quem identificar algum erro, deve fazer a retificação para não cair na malha fina. Segundo a Receita Federal, 937.939 declarações ficaram retidas em malha fiscal no ano passado. Os principais motivos de retenção das declarações de Imposto de Renda são a omissão de rendimentos, valores de despesas médicas diferentes dos valores informados nos recibos, valores de gastos com educação incluindo cursos livres (como cursos de inglês e dança), que não são considerados despesas dedutíveis, inclusão de dependentes que não se encaixam nos critérios aceitos pela Receita, erro na dedução com doações e erros de digitação. Em grande parte desses casos, o próprio contribuinte poderia ter regularizado a sua pendência, o que evitaria a retenção.

Para ter acesso ao extrato do processamento da declaração, o contribuinte deve acessar a página do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Para utilizar o e-CAC, o contribuinte precisa ter um código de acesso gerado na própria página da Receita ou o certificado digital emitido por autoridade habilitada. Para gerar o código, terá que informar o número do recibo de entrega das declarações de imposto de Renda dos dois últimos exercícios.

* Com informações da Receita Federal

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário