one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dinheiro

Imagem: Marcos Santos / USP Imagens / Creative Commons

Compartilhar:

Investimento cai 1,3% no primeiro trimestre de 2015

Criado em 29/05/15 13h03 e atualizado em 29/05/15 13h42
Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Os investimentos – formação bruta de capital fixo – caíram 1,3% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior. Esse é o sétimo recuo consecutivo do indicador nesse tipo de comparação, segundo dados divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas Contas Nacionais Trimestrais.

Houve retração de 7,8% nos investimentos, também, em relação ao primeiro trimestre de 2014, marcando o quarto recuo consecutivo nesse tipo de comparação. No acumulado de 12 meses, a formação bruta de capital fixo teve o terceiro recuo, ao registrar uma queda de 6,9%.

indústria

Indústria de transformação contribuiu para a queda nos investimentosArquivo/Agência Brasil

“Isso tem muito a ver com o desempenho da indústria da transformação [que caiu 1,6% na comparação com o trimestre anterior e 7% na comparação com o primeiro trimestre de 2014]. Tem muito a ver com a produção de bens de capital, que é um componente muito importante dos investimentos”, disse a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

A taxa de investimento ficou em 19,7% do Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todas as riquezas geradas pelo país – no primeiro trimestre deste ano, abaixo dos 20,3% do mesmo período de 2014. A taxa de poupança também teve queda, ao passar de 17% do PIB, em 2014, para 16% neste ano.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário