one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Safra processada de cana-de-açúcar deve crescer 18,6 milhões, diz Unica

Criado em 21/05/15 14h15
Por Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O volume processado de cana-de-açúcar nas usinas do Centro-Sul do país deve crescer 18,66 milhões de toneladas na safra 2015/2016 em relação à moagem do período anterior, quando foram processados 571,34 milhões de toneladas.

A estimativa, divulgada hoje (21), é da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). A projeção, portanto, é que a moagem desta colheita chegue a 590 milhões de toneladas.

Segundo a entidade, esse aumento se deve, sobretudo, à expectativa de maior produtividade agrícola a ser colhida nesta safra, devido à condições climáticas mais favoráveis, conforme observado até o momento. O número final do processamento, no entanto, vai depender do índice de chuva nos próximos meses.

Na avaliação da Unica, esse melhor quadro climático deve se sobrepor à retração na renovação dos canaviais no último ano e ao consequente envelhecimento da lavoura. A entidade avalia ainda que a redução na taxa de renovação reflete a situação financeira das unidades produtoras. “A crise vivenciada pelo setor sucroenergético deve promover o fechamento de dez unidade”, aponta a associação.

Do total processado, 58,1% deve ser destinada à produção de etanol, um crescimento de 1,12 ponto percentual em relação à safra 2014/2015. Com isso, a produção de açúcar chegará a 31,8 milhões de toneladas, quantidade similar à apurada no período anterior (31,9 milhões de toneladas). As exportações do produto, portanto, devem permanecer em patamar próximo ao verificado no último ano (22,18 milhoes de toneladas).

Dados preliminares até o dia 15 de maio já mostram a tendência de menor produção de açúcar nesta safra. Nesse período, 35,86% da cana processada foi para fabricação de açúcar (74,27 milhões de toneladas). O valor é inferior ao percentual verificado no mesmo período do ano passado (34,45%). A produção de açúcar, portanto, chegou a 2,85 milhões de toneladas no final da primeira quinzena de maio. O etanol hidratado, por outro lado, apresentou aumento de 16,04% até o dia 15 de maio, o que equivale a 2,34 bilhões nesta safra, contra 2,01 bilhões do período anterior.

Das medidas internas que levaram a essa escolha pelo etanol, a entidade cita: o restabelecimento da Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide) sobre a gasolina; a elevação do nível de mistura do etanol a gasolina e a ampliação da competitividade do etanol combustível devido a mudanças nas alíquotas de Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicaçã (ICMS) cobrado sobre a gasolina.

Editor Maria Claudia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário